Gastronomia hospitalar: conheça o conceito
A comida oferecida nos hospitais normalmente é relacionada à falta de tempero e a não despertar o apetite por causa da aparência. O grande problema disso é que muitos pacientes acabam desenvolvendo desnutrição, que aumenta o tempo e custo da internação, e também o índice de mortalidade. Mas novos conceitos, como a gastronomia hospitalar, estão surgindo para mudar isso com uma nova filosofia e forma de preparar e entregar as refeições.
A gastronomia hospitalar é uma forma de aliar a tradicional gastronomia à dieta que foi prescrita ao paciente, tornando as refeições muito mais saborosas e despertando o apetite. E já que em fases de recuperação de pacientes a alimentação é uma ferramenta essencial para a melhora do quadro clínico, é mais fácil estimular as pessoas a comerem um prato bem apresentado e saboroso, que não causa aversão, do que os normalmente oferecidos. Assim o tratamento fica mais fácil.
E esse conceito só é possível por causa da união de profissionais de gastronomia e nutrição com um único objetivo: despertar o prazer por meio da alimentação ao mesmo tempo em que todos os nutrientes necessários são ingeridos. Além disso, ela é mais acolhedora e humana, já que há um cuidado na hora da entrega ao paciente.
Dito isso, vemos que a gastronomia hospitalar é uma poderosa aliada no processo de recuperação. Seus benefícios são enormes para o paciente e para o hospital. Entregar o melhor faz a instituição ser bem vista e até mesmo se tornar um exemplo.
Para o paciente, é uma forma mais fácil de enfrentar o momento. Se alimentando com refeições nutritivas e saborosas, sua recuperação vai acelerar, a chance de desenvolver desnutrição diminuem e o desperdício de alimentos também será menor.
Vários hospitais já estão implementando a gastronomia hospitalar. Um dos meios de você também fazer isso e oferecer o melhor aos seus pacientes é contratando uma empresa especialista e terceirizando o serviço.