4 dicas para tornar a sua gestão de equipe ainda melhor

Fazer uma boa gestão de equipe é algo fundamental para que um setor ou uma empresa inteira consiga atingir os resultados necessários. Esse não é um trabalho simples, afinal pessoas são diferentes e esse é um dos principais pontos que precisam ser levados em conta.

Um bom líder necessita ter a capacidade de lidar com diferentes personalidades e conseguir extrair o melhor de cada uma delas. É sobre isso que vamos comentar aqui neste conteúdo.

Ficou interessado em descobrir como melhorar o desempenho da sua equipe? Então acompanhe este post e anote nossas dicas.

Como melhorar a gestão de equipe 

Antes de tudo, é preciso entender que sempre existem pontos que podem ser melhorados. Isso não se remete apenas à entrega de resultados, mas a processos, relacionamento e também ao tipo de atividade que precisa ser desenvolvido.

Como em várias outras áreas empresariais, a meta tem que ser melhorar constantemente, é dessa forma que as coisas tendem a funcionar melhor e como consequência os resultados podem superar as expectativas.

A gestão de equipe na verdade depende de muitos fatores e até mesmo das pessoas que a compõem. Mesmo assim existem alguns pontos básicos que podem ser aplicados em qualquer lugar e é sobre eles que queremos falar hoje.

1 – Dê bastante atenção ao processo de seleção

Formar uma boa equipe de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Isso exige bastante atenção e também um certo tempo para que tudo comece a caminhar da melhor forma.

Um dos principais fatores para montar um bom time é acertar na seleção dos candidatos para a vaga. Esse processo precisa ser feito com muita calma e um bom primeiro passo é ter objetivos bem definidos ao iniciá-lo.

Trabalhar com tranquilidade nesse momento pode ajudar muito a escolher o melhor candidato e no futuro isso pode render resultados ainda mais satisfatórios. Além de competências profissionais, aspectos comportamentais também são muito importantes para serem analisados. 

Afinal, uma equipe de trabalho passa boa parte do dia lado a lado e um ambiente ruim certamente irá prejudicar o andamento das atividades. 

Dependendo do caso, até a própria equipe pode ajudar a escolher novos profissionais para compô-la e assim construir um time mais estruturado.

2 – Dê voz aos seus colaboradores

Aproveitando o gancho da dica anterior, é muito importante tornar a equipe mais participativa dentro das decisões do setor. Tudo bem a decisão final ser dos gestores, mas entender como os colegas enxergam aquela situação é um importante indicativo sobre a melhor escolha a ser tomada.

Isso ajuda os profissionais a desenvolverem um lado crítico e também uma certa autonomia em relação a outras decisões que eles podem efetivamente tomar de acordo com suas responsabilidades.

Exercer a gestão de equipe é mais do que lidar com ela durante o dia a dia, um bom gestor precisa fazer com que ela se desenvolva.

Promover feedbacks trimestrais, por exemplo, é uma ótima forma de tornar essa abertura ainda mais fácil. Neste exercício, você pode pedir para o colaborador trazer as visões dele sobre os colegas, sobre si mesmo e também sobre a empresa de maneira geral.

Isso pode tornar essa conversa ainda mais amigável e ele pode se sentir mais ouvido e sendo mais importante dentro da empresa.

3 – Defina processos claros

Isso aqui pode variar muito de acordo com a função que cada setor desempenha. Mesmo assim toda área possui os seus processos, sejam eles grandes tarefas ou pequenas ações diárias.

Processos bem definidos e estruturados além de ajudar a sua equipe atual de trabalho, pode facilitar a vida de novos colaboradores que entrem na empresa. Certamente dessa forma o período de adaptação será reduzido e a produtividade irá aumentar.

Nesse ponto também é muito interessante que o gestor escute a equipe para definir os melhores caminhos para a realização das atividades diárias. Além disso, a necessidade de ferramentas tecnológicas, novos processos e mudanças nos atuais também precisa ser constantemente discutida.

4 – Empatia

Realizar a gestão de equipe é um trabalho que impacta diretamente nos resultados que cada colaborador vai gerar. Em uma mesma equipe podemos ter pessoas completamente diferentes que juntas têm um papel fundamental em um setor. Da mesma forma que podemos ter pessoas muito parecidas que trabalham bem naturalmente, sem precisar de nenhum apoio extra.

É papel de um bom gestor e de um bom líder conhecer os colaboradores que compõem o seu time. Além de, claro, ter empatia e saber se colocar no lugar de cada um deles.

Lidar com pessoas é assim, cada um tem suas características próprias e saber como tirar o melhor de cada um é a tarefa de um bom líder. Uma série de competências são necessárias para isso, mas talvez a empatia seja a principal delas, afinal antes de profissionais, em toda equipe temos pessoas.

Quer conferir mais dicas sobre o ambiente empresarial? Acesse o nosso blog e fique por dentro de como otimizar a gestão da sua empresa.

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