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Papel do gestor de RH na contenção de crises na empresa

Nos últimos meses o gestor de RH tem ganhado cada vez mais destaque dentro das empresas. A razão disso foi a chegada da pandemia do novo coronavírus e a aparente distância do final dela.

Com o setor econômico bem abalado e a sociedade de maneira geral com dificuldades, as empresas se encontram em uma fase de reinvenção.

Algumas não aguentaram essa fase, outras precisaram diminuir o quadro de funcionários e outras têm adotado políticas de redução de salários, por exemplo.

Esse momento tem exigido bastante trabalho do setor de recursos humanos das organizações e é sobre isso que trataremos a seguir.

Momentos de crise e o gestor de RH

Existem diversos tipos de crises que uma instituição pode passar e em grande parte das vezes elas chegam de maneira inesperada.

Com a crise gerada pela pandemia do Covid-19 não foi diferente. O mais preocupante talvez seja a velocidade em que tudo tem mudado, novas medidas de contenção, de prevenção e ações dos governos municipais, estaduais e nacionais.

Algumas regiões do país têm sofrido um pouco mais, outras um pouco menos, mas a verdade é que os impactos chegaram a uma grande parcela da população.

Mesmo grandes empresas têm sofrido com o momento atual e as de menor porte nem se fala.

Os problemas que as têm atingido são diversos, como: diminuição das vendas, necessidade de demissões, queda nos ganhos, diminuição do desempenho dos colaboradores, entre outros.

Sem dúvidas essa fase é difícil, mas os gestores das empresas precisam tentar se manter focados para encontrar soluções.

No caso dos de RH, o papel tem uma relação mais próxima de conter a crise interna dentro da organização.

Entre as principais demandas a serem tratadas podem estar:

  • Lidar com demissões, caso seja necessário;
  • Relacionamento com os atuais colaboradores da empresa;
  • Comunicar e deixar claro possíveis mudanças;
  • Evitar que informações incorretas se espalhem pela empresa;
  • Atuar de maneira rápida e assertiva.

Principalmente na crise atual, o setor de recursos humanos precisa trabalhar com ainda mais atenção aos colaboradores.

A fase em que vivemos tem afetado a todos e cada um tem a sua maneira de reagir à situação.

Tudo precisa ser bastante humanizado, tanto para a continuidade dos trabalhos ou em casos de demissão, por exemplo.

Seja nesta ou em outra crise que uma empresa esteja passando, o RH precisa ter sempre o foco nas pessoas e de quais serão os próximos passos.

Gerenciando a crise gerada pela pandemia

Como já foi falado anteriormente, cada empresa tem sido impactada de uma forma pela Pandemia, assim como cada pessoa tem reagido às notícias e às situações geradas pela doença.

A seguir vamos tratar principalmente sobre as relações com os colaboradores atuais da empresa e até mesmo de novos colaboradores.

Não apenas por situações ruins as companhias têm passado durante a época da pandemia. Algumas tiveram um grande aumento nas suas demandas, o que gerou a busca por funcionários temporários ou mesmo efetivos.

As entrevistas e contratações podem adotar meios tecnológicos para serem realizadas mais rapidamente e com segurança, por exemplo.

Além disso, o trabalho remoto é outro assunto que ganhou força e é uma ótima prática para ser aplicada caso seja possível.

Fica a cargo do RH garantir que aquele colaborador tenha as condições para desempenhar as funções dessa forma.

No geral, este momento exige um relacionamento entre empresas e funcionários mais próxima. Cabe ao empregador transmitir a tranquilidade para o colaborador executar suas funções diárias.

Isso pode ser feito com um contato frequente, ações de relacionamento como o envio de algum presente para eles, um e-mail deixando claro o posicionamento da organização sobre o momento atual, entre outras ações.

De maneira geral, o mais importante é deixar claro que todos estão juntos nessa e que naturalmente as coisas irão se reorganizar.

Além disso, prezar sempre pela segurança é fundamental. Principalmente para quem tem trabalhado presencialmente. É dever da empresa oferecer materiais de higienização e cobrar que as medidas de prevenção sejam seguidas.

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