5 motivos para não deixar de tomar café da manhã

Você já deve ter ouvido a frase: “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”, não é mesmo? Embora, cientificamente, não haja nenhuma comprovação do nível de importância de uma ou outra refeição, pular o desjejum pode ser muito prejudicial a sua saúde. 

De acordo com nutricionistas, uma vida saudável depende de uma dieta equilibrada, que se soma a uma boa hidratação e uma rotina de exercícios. Isso porque o nosso organismo depende do metabolismo de diversos nutrientes para sua subsistência. Nesse sentido, é recomendável que a alimentação seja feita em porções ideais, ao longo do dia, para que o corpo possa descansar durante a noite. 

No momento de descanso, o corpo desacelera e o metabolismo trabalha menos, para a recuperação da energia. Caso não haja a entrada de mais nutrientes, através da alimentação, quando acordamos, o metabolismo entende que deve criar reservas quando houver a próxima refeição. E é assim que há o acúmulo de gordura. 

Além disso, a falta de alimentação por longos períodos pode causar irritabilidade, mau humor, dificuldade de concentração, memória e produtividade. Além de deixar o corpo mais cansado, por não realizar a síntese da proteína, que fornece energia para as funções vitais. Estes são alguns motivos para não pular o café da manhã. Veja, a seguir, alguns benefícios desta refeição!

1) Café da manhã melhora a saúde

Segundo a Universidade de Harvard, o hábito de tomar café da manhã pode prevenir doenças cardíacas. Em um estudo realizado entre os anos de 1992 e 2008, com mais de 26 mil participantes, os dados apontam que aqueles que “pulam” esta refeição têm 27% de chances de desenvolver algum problema cardiovascular. 

Em outra pesquisa, cientistas apontam que o hábito de tomar o desjejum diminui o risco de desenvolver doenças crônicas, como a diabetes. Além disso, o café da manhã auxilia no controle da saciedade durante o dia, ajudando a perder peso. 

2) Faz bem para a memória

Segundo um estudo do Journal of Adolescent Health, o café da manhã pode reduzir problemas de memória de curto prazo. O estudo mostra bons resultados na capacidade de memorização de informações recebidas de maneira recente. 

3) Proporciona mais disposição

De acordo com nutricionistas, consumir um café da manhã completo pode trazer mais energia e vitalidade durante o dia. Isso porque cereais, frutas, vegetais e proteínas são alimentos ricos em fibras. 

Dessa forma, os intestinos processam estas substâncias de maneira mais lenta, o que faz o metabolismo funcionar por mais tempo. E isto acaba gerando mais energia na rotina diária. Além disso, a combinação de uma fonte de proteína com a cafeína presente no cafezinho ou em chás pode ser altamente energética. 

4) Auxilia na redução de peso

O café da manhã pode ser um grande aliado daqueles que querem perder peso com facilidade. Isso porque esta refeição proporciona saciedade por mais tempo e ajuda a controlar a vontade de comer em horários incorretos. 

Além disso, ao tomar o desjejum, o corpo recebe as calorias e nutrientes que precisa para reativar as funções que diminuem durante o sono. Dessa maneira, o organismo não precisa fazer reservas de gordura, porque entende que há uma constante entrada de alimentos. 

5) O café da manhã é o melhor amigo do cérebro

É durante o café da manhã que consumimos alimentos importantes para a saúde do cérebro. Por exemplo, cereais, ovos, frutas, iogurtes, castanhas etc., contribuem para a melhoria da capacidade de concentração e memória. 

Uma refeição matinal completa pode nos ajudar com a produtividade das tarefas diárias, além de prevenir problemas com doenças do cérebro, ao longo do tempo. 

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre alimentação saudável, acesse o nosso site e não perca nossas atualizações!

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.