A alimentação escolar é um tema que vem ganhando espaço em diversas esferas. Afinal, existe uma grande preocupação com o desenvolvimento de crianças e adolescentes que dependem do sistema público de educação. Nesse sentido, programas como o PNAE são essenciais para a sociedade como um todo.
A princípio, em 1955, surgiu a Campanha de Merenda Escolar. Mais tarde, passou a ser chamado de Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Hoje, ele faz parte de uma das mais antigas políticas públicas que garantem a segurança alimentar e nutricional para crianças em todo o Brasil. Saiba tudo sobre o Programa no artigo a seguir. Boa leitura!
Em suma, este é um programa governamental que tem como objetivo promover a alimentação escolar em todas as etapas do sistema de ensino básico da rede pública. Além disso, o PNAE proporciona ações que promovem uma educação alimentar e nutricional para os estudantes e toda a comunidade escolar.
Nesse sentido, o governo federal realiza repasses de valores aos estados e municípios, em um período de fevereiro a novembro. Esta janela de tempo equivale à cobertura de 200 dias letivos. Ainda, os valores destinados a cada instituição são repassados de acordo com o número de estudantes matriculados, tendo como base o Censo Escolar. Para conhecer a tabela de valores, consulte o site do FNDE.
O PNAE é rigorosamente fiscalizado pelos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo FNDE, pela Controladoria Geral da União (CGU), pelo Ministério Público e por toda a sociedade.
Antes de tudo, o PNAE atende alunos da educação básica, desde o Ensino Infantil até o Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos. Basta estarem devidamente matriculados na rede pública, em entidades filantrópicas ou comunitárias que possuam convênio com o poder público.
Os repasses governamentais no PNAE beneficiam milhões de estudantes brasileiros, bem como milhares de comunidades escolares em todos os estados e à sociedade em geral. Isso porque é previsto pela Lei nº 11.947/09 que 30% do valor total do Programa seja destinado à compra de produtos com origem na agricultura familiar. Em outras palavras, isto promove o desenvolvimento sustentável e econômico de diversas comunidades.
Definitivamente, o PNAE vem evoluindo constantemente, com o propósito de melhorar a experiência alimentar das crianças nas escolas e incentivar melhorias na economia local. E estes avanços já têm o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sendo um exemplo de caso bem-sucedido na área.
Nós, da Risotolândia, acreditamos que toda criança e adolescente tem direito a uma vida escolar produtiva e rica em conhecimento. E isto começa com uma boa alimentação! Dessa maneira, oferecemos refeições especialmente preparadas para atender mais de 450 mil estudantes diariamente, respeitando as orientações do PNAE!
O Grupo Risotolândia possui 69 anos de experiência no ramo de refeições coletivas e já alimentamos as crianças brasileiras na rede pública há mais de 20 anos. Em todos estes anos, adquirimos competências e nos especializamos, para atender com responsabilidade e inovação, cada vez mais.
Nossa área de atuação abrange berçários, creches, pré-escolas, escolas de ensino infantil, fundamental e médio da rede pública das regiões de Criciúma e Blumenau. Nesse sentido, oferecemos duas modalidades de alimentação escolar: transportada e administrada.
Assim, na primeira, as refeições saem da cozinha central e são entregues às escolas, de acordo com os horários e tipos de cardápio de cada instituição. Já na segunda, fornecemos todos os insumos e produzimos e distribuímos as refeições diretamente nas unidades escolares.
Segundo o PNAE, para proporcionar uma alimentação escolar adequada, deve-se respeitar as culturas regionais, adequando os cardápios aos hábitos alimentares de uma cultura. Além disso, é fundamental acompanhar a evolução nutricional das crianças, desde o princípio. Dessa maneira, realizamos capacitações constantes para nossos colaboradores, para garantir a qualidade do nosso serviço.
Também desenvolvemos programas para a educação nutricional, como exige o PNAE. Por exemplo, o Nutrieduca, em que realizamos diversas atividades relacionadas à alimentação e nutrição, não apenas para os estudantes, mas integrando toda a comunidade escolar. Aqui, unimos o lúdico aos conhecimentos teóricos para estimular cada criança a ter uma alimentação melhor e mais saudável!
Para saber mais sobre nossos serviços para alimentação escolar na rede pública, acesse o nosso site ou entre em contato com um de nossos especialistas!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…