Outubro Rosa: maneiras de prevenir o câncer de mama

Nesse mês de outubro, damos uma atenção especial para um tema muito importante: o Outubro Rosa, para conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é um dos tipos de doença mais comuns entre as mulheres. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA, somente em 2023, há previsão que mais de 73 mil diagnósticos de câncer de mama sejam registrados no Brasil. 

Nós, do Grupo Risotolândia, acreditamos que a conscientização é a chave para a prevenção. Por isso, separamos o blog de hoje com algumas dicas importantes para ajudar a prevenir o câncer de mama e a ajudar a melhorar a qualidade de vida feminina.

Continue conosco nessa leitura e apoie essa causa!

Outubro Rosa e o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece anualmente durante outubro. Assim, durante todo o mês, são realizadas ações voltadas para a saúde da mulher, conscientizando a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O câncer de mama é muito mais comum do que pensamos e, é justamente por isso, que precisamos ter cuidado a mais com ele. Dessa forma, é essencial que as mulheres realizem o exame preventivo, pois, quando diagnosticado logo no início, as chances de cura são de 93%.

Cuidado com a saúde da mulher

A atenção com a saúde feminina é essencial para a prevenção ao câncer de mama. Uma vez que envolve uma série de cuidados que precisam ser adotados. Abaixo, listamos os principais e mais importantes dicas dadas pelo próprio INCA: 

Hábitos saudáveis

Criar hábitos saudáveis é o primeiro passo para entrar na luta contra o câncer de mama. Por isso, incluía na sua alimentação uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras. Evitando o consumo excessivo de ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares e sal.

Atividades físicas

Levar uma vida ativa também é essencial, pois ajuda a manter o peso corporal adequado. Uma vez que o sobrepeso é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e de outras doenças, principalmente após a menopausa. 

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Tanto o consumo de álcool, como o tabagismo, precisam ser evitados ou pelo menos moderados. Já que ambos contribuem para o aparecimento do câncer de mama. 

Faça o autoexame mensalmente 

Outro aspecto importante na prevenção do câncer de mama é a realização do autoexame das mamas. Conhecer o seu corpo é essencial para perceber mais rapidamente possíveis mudanças e consultar um médico.

É recomendável realizar o autoexame pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente logo após o ciclo menstrual, e no caso da menopausa, escolher um dia no mês para estar sempre realizando. Assim, com a ponta dos dedos, indicador e médio, massageie suavemente as mamas, tenta encontrar possíveis, caroços, nódulos ou deformações. 

Além disso, fique atenta a possíveis feridas próximas aos mamilos e se a secreção saindo por eles. 

Não deixe de realizar a mamografia anual! Principalmente se possuir mais de 40 anos ou tiver histórico familiar de câncer de mama ou de colo de útero.

Embora essas medidas possam ajudar a reduzir o risco de câncer de mama, elas não garantem que a doença não irá se desenvolver. Por isso, é essencial que as mulheres estejam atentas à sua saúde e procurem o médico regularmente, mesmo que não apresentem sintomas. 

Os cuidados com a saúde da mulher devem ser constantes, não se limitando apenas a esse mês. 

Comece por você. Continue por quem ama!

Compartilhe esse blog com sua rede e nos ajude a expandir essa rede de cuidado e apoio!

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.