3 dicas práticas para melhorar a produtividade no home office

A produtividade no home office é uma questão que entrou em pauta para muitas empresas nos últimos meses. Devido à pandemia do novo coronavírus diversas organizações precisaram adotar esse formato de trabalho, seja com todos os colaboradores ou somente com parte do seu quadro.

Há 1 ano o número de organizações que adotavam essa prática certamente era muito menor, visto que ainda não era muito tradicional no Brasil. Entre os principais motivos para isso estão a falta de uma boa estrutura para trabalhar em casa e também em relação ao desempenho dos funcionários.

O home office muda muito a rotina de trabalho e para manter a produtividade lá em cima é preciso se adaptar. Neste conteúdo vamos apresentar 3 dicas que podem ajudar bastante. Confira! 

Como melhorar a produtividade no home office

Trabalhar em casa não tem nada a ver com uma rotina mais fácil, muito pelo contrário. Em algumas situações pode até ser mais complicado do que trabalhar no escritório. 

Mas mudando alguns hábitos é possível manter a produtividade em dia e até ter um desempenho superior. A seguir vamos mostrar para você de forma prática como administrar a sua rotina de home office para conseguir desenvolver todas as atividades da melhor maneira.  

Monte o seu escritório em casa

Mesmo que em casa você tenha mais liberdade para trabalhar em diferentes ambientes é importante que deixe um espaço separado para isso. É imprescindível contar com uma cadeira confortável, uma mesa organizada, material para anotação, seu computador ou notebook, outros materiais específicos que forem necessários para a sua área de trabalho e uma garrafa de água.

É necessário escolher um único lugar para trabalhar para criar esse hábito e tornar o seu dia a dia mais produtivo, sem perder tempo de sempre precisar organizar um novo espaço. 

Caso você não tenha um local sobrando que possa sempre deixar organizado para a hora do trabalho, existem outras alternativas. Cerca de meia hora antes de começar a trabalhar você pode organizar o seu espaço da maneira conforme comentamos.

Esse é um bom tempo para deixar tudo em ordem, testar a conexão, encher sua garrafinha de água e organizar seus materiais.

Parece algo muito simples, mas ajuda o nosso cérebro a entender que estamos em um ambiente de trabalho e que ali precisamos nos concentrar para desempenhar as atividades diárias.

Se arrumar para trabalhar 

Esta dica parece até mais simples do que a outra, mas sim pode fazer muita diferença no dia a dia. Como estamos em casa, a tendência é que a rotina seja deixada um pouco de lado.

O despertador já não é mais tão cedo, o café dura um pouco mais de tempo e às vezes nem trocamos de roupa para começar a trabalhar e é justamente aí que está o erro.

Esse período de tarefas da rotina nos ajudam a ir despertando todo o corpo para que quando realmente começarmos a trabalhar ele já esteja funcionando corretamente. 

Então a dica é: mantenha o despertador como se você fosse sair para trabalhar. Tome seu banho, faça seu café, troque de roupa e se arrume. Como estamos em casa, tudo bem não exagerar na produção e colocar uma roupa mais confortável, mas nada de pijama.

Tenha seu espaço para descansar

No escritório geralmente vamos até a mesa de um colega, até outro setor, pegar um cafezinho, encher a garrafinha de água, ir ao banheiro, entre outras atividades. Uma pausa no dia a dia sempre faz bem e trabalhando em casa isso não é diferente.

Inclusive a produtividade no home office depende muito disso. Com esse formato de trabalho a falta de uma rotina, horários bem definidos e adaptação constante acaba gerando um certo estresse. Por isso, ter momentos de relaxamento são fundamentais.

Sejam eles de 5, 10 ou 15 minutos, o importante é ter um tempo e um espaço para recarregar as energias. Pode ser uma pausa para um lanchinho, mexer no celular, se alongar um pouco ou meditar, por exemplo.

Trabalhar sem parar não vai te fazer um profissional melhor e nem vai te ajudar a conseguir entregar mais atividades. O descanso é tão importante quanto o trabalho em si e ele com certeza pode ajudar você a produzir muito mais.

Gostou dessas dicas para melhorar a produtividade no home office? Em nosso blog você confere outros conteúdos sobre trabalho, alimentação e produtividade. Clique aqui e confira!

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.