Psiquiatria Nutricional: você conhece este conceito?
Atualmente, o tema da saúde mental está em alta. O contexto em que vivemos exige muito cuidado, não apenas com a saúde física, mas com a psicológica. E a psiquiatria nutricional tem papel fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Saiba mais no seguinte artigo!
O conceito de saúde mental é bastante amplo. Afinal, ele não abrange apenas as doenças mentais. Pelo contrário, uma pessoa mentalmente saudável consegue gerenciar emoções de modo equilibrado. Além de lidar com situações de conflito, traumas e demais variáveis que acontecem ao longo da vida.
Nesse sentido, a psiquiatria nutricional tem um papel fundamental para auxiliar a população. Veja, a seguir, algumas estatísticas sobre o vínculo entre nutrição e saúde mental.
Vínculo entre Nutrição e Saúde Mental
Segundo pesquisa realizada pela Fiocruz, em 2020, em relação aos sintomas de doenças mentais, houve um aumento nas estatísticas. O estudo foi realizado com trabalhadores de serviços essenciais ao longo da pandemia de Covid-19, no Brasil.
Nesse sentido, 47,3% dos entrevistados relatam sofrer sintomas de ansiedade ou depressão. Já 27,4% desses trabalhadores relataram sofrer de depressão e ansiedade em conjunto. Essas constatações são, em parte, compreensíveis, considerando o cenário desse período. Porém, o estudo constatou uma importante questão.
Em suma, 44,3% destes entrevistados relata ter aumentado o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, 42,9% mudaram seus hábitos alimentares, de maneira negativa. Dessa maneira, podemos entender que a rotina estressante de trabalho na linha de frente não permitiu o foco na psiquiatria nutricional. Mas, como uma alimentação equilibrada pode ajudar a manter a saúde mental em dia?
A psiquiatria nutricional em ação!
Em síntese, a psiquiatria nutricional é um campo de pesquisa relativamente novo. Apesar disso, já possui abrangentes resultados. Seu campo de estudos envolve refletir sobre o papel da nutrição na saúde mental. Dessa forma, a área da psiquiatria nutricional faz o intermédio de nutricionistas, psiquiatras e neurocientistas.
De acordo com estudos da área na última década, uma dieta desiquilibrada pode aumentar o risco de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Apesar disso, não há comprovação de um alimento que possa sanar ou prevenir completamente alguma enfermidade. Os estudos indicam que nutrientes ou alimentos isolados não fornecem dados suficientes para suprir o valor nutricional necessário para análises.
Contudo, os especialistas confirmam que determinados alimentos em excesso podem impactar na saúde física e mental. Nesse sentido, a psiquiatria nutricional analisa a relação entre saúde mental, sistema imunológico, plasticidade cerebral e conexão do microbioma, intestino e cérebro.
Hábitos alimentares que prejudicam a saúde mental
Em 2021, a Nutrinet Brasil realizou análise dos hábitos alimentares da população brasileira durante a pandemia de covid-19. De acordo com estes estudos, o projeto indica que houve consumo elevado de alimentos ultraprocessados.
Além desses alimentos serem extremamente calóricos, são vazios de nutrientes. Ou seja, sua ingestão excessiva pode causar sobrepeso, obesidade e desenvolvimento de morbidades como hipertensão e diabetes. Ademais, em se tratando de saúde mental, os estudos analisam o impacto destes alimentos na saúde mental.
Como resultado, verifica-se que produtos ultraprocessados, como refrigerantes, doces, entre outros, podem causar processos infamatórios no organismo. Dessa forma, o corpo fica mais suscetível às doenças crônicas e mentais.
O papel da psiquiatria nutricional é refletir sobre como os nutrientes atuam no organismo como um todo. Além de aprofundar os benefícios que eles podem trazer para a saúde mental, em específico. Apesar deste campo trazer constantes atualizações, já se sabe que através da alimentação balanceada, nos beneficiamos da riqueza de nutrientes. Portanto, o equilíbrio dos alimentos naturais favorece a saúde.
O Grupo Risotolândia tem excelência no preparo de refeições coletivas saudáveis e equilibradas. Saiba mais sobre a relação entre saúde mental e alimentação em nosso blog.