No ambiente corporativo, é necessário estar sempre atento. Muitos são os aspectos que influenciam na produtividade, motivação e até mesmo na imagem da empresa junto ao público, seja interno ou externo. É por isso que hoje vamos falar sobre a importância do feedback no meio corporativo. Com ele, os gestores e funcionários têm acesso a informações reais e, assim, podem implementar melhorias necessárias na organização. Leia mais a seguir!
O que é feedback?
O termo feedback é cada vez mais utilizado no meio corporativo e pode ser traduzido como uma “resposta” para alguma situação. No caso das empresas, entende-se como um retorno que os colaboradores dão aos gestores acerca do ambiente de trabalho em geral. Esse feedback pode ser específico sobre as condições de trabalho, relacionamento com equipe e superiores ou mesmo sobre as demandas e benefícios recebidos pelo funcionário.
O feedback também pode ser feito pelo gestor, com o intuito de gerar uma espécie de avaliação sobre as atividades do funcionário e colaborar para o seu desempenho. Neste caso, ele também tem grande importância, uma vez que ajuda a orientar o trabalhador rumo à qualificação e ao melhor caminho a seguir dentro da empresa.
Para os autores do livro Obrigado pelo Feedback, Douglas Stone e Sheila Heen, “feedback é a maneira como passamos a nos conhecer através das nossas próprias experiências e das de outras pessoas. É o seu relatório anual de desempenho, o estudo do clima organizacional da empresa”.
E então, qual a importância do feedback nas empresas?
Como visto acima, o feedback fornece uma visão sobre uma atividade ou um ambiente, por exemplo. Dessa forma, esse retorno é fundamental tanto para a organização e gestores, quanto para os funcionários. Por meio dele, é possível melhorar processos, otimizar a rotina, qualificar atividades e, assim, desenvolver um ambiente mais agradável e propício para o sucesso de todos.
Esse recurso vem sendo cada vez mais utilizado em todo o mundo e, conforme especialistas, é uma das melhores formas de avaliar o desempenho profissional. Por isso, muitas empresas trabalham com momentos pré-estabelecidos para feedbacks, com um espaço aberto para a avaliação tanto do profissional quanto da instituição.
No entanto, é importante estar atento à maneira como o feedback é realizado. No caso dos gestores, é necessário treiná-los e orientá-los para fornecer aos colaboradores retornos construtivos. Quando realizados dessa forma, observa-se que o feedback influencia na melhora do ambiente de trabalho, na motivação dos funcionários e, assim, o sucesso da organização e a sua imagem também são beneficiados.
Características de um bom feedback
Quando o feedback parte da organização, é importante que o gestor esteja atento à sua postura. Realizar periodicamente esse momento pode auxiliar na harmonia do ambiente de trabalho, porém, é necessário que o supervisor mantenha uma postura imparcial e tenha uma fala aberta e objetiva com o funcionário.
Ser empático, colocando-se no lugar do outro, ajuda a deixar esse momento mais confortável, criando uma relação amigável com o funcionário. Além disso, é fundamental abrir um espaço de fala para os funcionários, chegando juntos às melhores soluções.
A partir dessas dicas, é possível avaliar se as solicitações foram compreendidas e as mudanças realizadas da forma como foi acordado. Criar a cultura do feedback no meio corporativo é uma das melhores formas de estimular o crescimento profissional e trabalhar para o sucesso da empresa em seu segmento de atuação.
Leia também: 3 maneiras de manter a equipe motivada e engajada com o negócio
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