Reorganize sua rotina e tenha mais saúde mental durante a quarentena

A quarentena chegou e repentinamente alterou a rotina de milhares de pessoas no país e no mundo todo. É difícil imaginar que alguém estava preparado para esse momento, porém a aprender conviver com ele o mais rápido possível é fundamental.

Muitas empresas têm adotado novos formatos de trabalho, como o home office, redução do número de funcionários em cada jornada, reorganização de tarefas e até mesmo suspensão completa das atividades.

Apesar destas mudanças no dia a dia é preciso se adaptar a este momento. E para isso reorganizar a rotina pode ser o primeiro passo, por isso, preparamos algumas dicas sobre o assunto,

Impactos da quarentena no dia a dia

Devido à pandemia do Covid-19 o momento atual é cercado de tensão e incertezas. Se antes a doença era vista como algo distante, por ter surgido outro lado do mundo, hoje certamente ela precisa ser vista como uma realidade, uma vez que está presente em diversas cidades brasileiras.

Medidas de prevenção foram tomadas e nem as grandes cidades do país tem escapado de dias com as ruas vazias. A situação é séria e precisa ser tratada com todo o cuidado, para que não tenhamos o mesmo impacto que em outros países.

Apesar de todas as turbulências, também é preciso ter calma para buscar formas de conviver com as dificuldades, só assim todos irão sair desta situação fortalecidos.

Empresas têm alterado sua forma de trabalho, adotando o home office, por exemplo. Outras que antes não realizavam entregas de produtos agora fornecem esse serviço. Canais de atendimento digital vêm sendo cada vez mais divulgados e assim por diante.

Esses são apenas alguns exemplos de ações, mas certamente todos têm buscado formas de superar este momento complicado.

Reorganizando a rotina

Como uma das principais orientações para este período é permanecer em casa durante a quarentena, a rotina de milhares de pessoas foi alterada.

Ações como o home office aparecem como ótimas soluções, mas o isolamento social também pode trazer complicações para a saúde mental dos trabalhadores.

É importante que o corpo e a mente continuem ativos neste período e que a sensação de que tudo segue normal seja percebida. Para isso, reorganizar a rotina é um ótimo exercício.

Vai trabalhar em casa? Então nada de pijama. Levante, tome o seu café, um banho, troque de roupa, tudo como em um dia normal da rotina. Essas atividades certamente irão ajudar a começar bem o dia e a entrar no ritmo do trabalho.

Organizar um espaço e os materiais utilizados para trabalhar também é necessário para evitar distrações. Definir horários das refeições e descanso ao longo do dia também podem contribuir na produtividade do trabalho feito em casa.

Criar uma lista com as atividades a serem desenvolvidas é outra boa forma de controlar os horários de trabalho e o seu desempenho.

Utilizar ferramentas digitais ao longo do expediente pode ser uma boa solução para que as equipes de trabalho mantenham conversas constantes e as atividades alinhadas.

Com ações como essas a sensação de uma rotina mais próxima do normal certamente se torna possível, o que fará com que o cérebro continue a executar suas funções naturalmente, evitando o estresse, sensações de solidão, mudança de humor e irritação, que podem aparecer neste período.

Cabe às empresas também criarem conteúdos sobre o assunto, fornecerem a estrutura necessária de trabalho e incentivar essas boas práticas para os seus colaboradores.

Para conferir medidas que podem ser tomadas neste período acesse nosso post com dicas e ações para gestores de RH em meio à pandemia Covid-19.

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.