Você já ouviu falar do RH 4.0? Na verdade nos últimos anos diversos setores vêm recebendo o “4.0” como complemento de seus nomes. Isso é resultado da chamada Indústria 4.0.
Fugindo um pouco do lado teórico e tentando deixar tudo o mais prático possível, podemos dizer que essa foi uma transformação natural que ocorreu no setor industrial e também na sociedade em geral com os avanços e desenvolvimento de novas tecnologias.
A característica marcante desse “4.0” é a sua relação com ferramentas digitais e mudanças em processos tradicionais. Hoje iremos abordar um pouco sobre o setor de recursos humanos e falar sobre o presente e o futuro dessa área tão importante para as empresas.
Como já falamos no início, tudo tem relação com a tecnologia, porém em se tratando especificamente do setor de RH as questões humanas ainda se mantêm firmes e até mesmo mais fortes do que as tecnológicas.
O RH 4.0 nada mais é do que a digitalização desse setor tradicional das empresas. Uma das principais mudanças nesse sentido diz respeito a uma análise mais profunda dos candidatos e seus comportamentos.
Isso é consequência das ferramentas digitais que hoje podem mostrar praticamente tudo sobre seus usuários. Como grande benefício dessas ferramentas está o recrutamento estratégico.
Com questões culturais e desempenho cada vez mais importantes dentro das organizações, encontrar o perfil ideal de colaborador é sempre uma tarefa que exige bastante atenção. Principalmente para evitar demissões e queda de performance das equipes.
Agora, encontrar novos talentos ficou um pouco mais fácil, assim como todo o processo de recrutamento, seleção e admissão. Ao mesmo tempo, facilita a gestão estratégica de pessoas, que pode auxiliar na retenção dos funcionários.
Em ambos os casos a tecnologia ajuda, mas o fator humano segue muito forte no setor de RH. A forma de gerenciar pessoas e questões psicológicas são cada vez mais importantes para avaliar características e competências necessárias para o profissional.
Essa questão também ajuda a criar um engajamento maior em candidatos e também na equipe atual da empresa. Saber falar e lidar com as pessoas segue com uma relevância muito alta e mais do que nunca saber identificar habilidades específicas pode trazer sucesso para as instituições.
O RH 4.0 ainda tem muito para se desenvolver e certamente novas tecnologias devem surgir nos próximos anos para ajudar o setor. A tendência é que as decisões sejam cada vez mais pautadas nas análises de dados e também a análise de desempenho seja feita com ferramentas digitais.
A pressão por resultados sempre existiu nas grandes empresas, a verdade é que agora com algumas tecnologias disponíveis é possível mensurar mais facilmente a produtividade.
Com isso, as organizações e colaboradores só têm a ganhar. Pelo lado empresarial será possível entender o que está funcionando e o que precisa ser corrigido. A tomada de decisões para a necessidade de demissões ou contratações se torna mais fácil. Já os funcionários ganham em argumentos para o crescimento dentro da empresa, já que todas as suas atividades são analisadas.
Nesse sentido também cabe à empresa reconhecer bons colaboradores e encontrar formas de premiá-los ou desenvolver planos de carreira para manter todos engajados e em busca da melhora.
A verdade é que em todos os setores as mudanças têm sido constantes e provavelmente elas não vão parar por aqui. Por isso é muito importante que os profissionais que desejam ter sucesso e ajudar suas empresas precisam sempre estar atentos às novidades do RH 4.0 e do mercado.
Para isso, vale a pena ficar ligado em nosso blog e acompanhar diversas novidades sobre o ramo empresarial.
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