Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a necessidade urgente de mudança nas relações de trabalho. Em diversas organizações, a implementação de novas dinâmicas incentiva a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores no espaço profissional. Nesse sentido, ganha força o conceito de empresa humanizada, que, em um primeiro momento, pode ser compreendido como um conjunto de esforços voltado à satisfação dos trabalhadores com a instituição da qual fazem parte.
No entanto, esse conceito vai além. Mas então, como identificar uma empresa humanizada e de que forma ela é capaz de se destacar no meio corporativo? Para saber mais, acompanhe o artigo que preparamos!
O que é uma empresa humanizada?
Para entender o conceito de humanização dentro da empresa, deve-se saber que ele parte do pressuposto de que o capital humano é o principal e mais valioso recurso de uma organização. Ou seja, investir nas pessoas é essencial para o desenvolvimento da empresa como um todo. E pessoas, aqui, entende-se todas aquelas que se relacionam com a instituição: funcionários, clientes, investidores, fornecedores, comunidade, ou seja, seus stakeholders.
Se a sua organização parte desse princípio, ou se esse é um conceito presente entre os gestores e líderes, o caminho para torná-la mais humanizada está aberto. No artigo Empresa Humanizada: A Organização Necessária e Possível, escrito por Sylvia Constant Vergara e Paulo Durval Branco, a definição sugere que empresa humanizada é aquela que, “voltada para seus funcionários e/ou para o ambiente, agrega outros valores que não somente a maximização do retorno para os acionistas”.
Para tanto, os autores citam como exemplo instituições que internamente realizam ações para estimular a qualidade de vida e de trabalho dos colaboradores, reduzir as desigualdades e promover relações mais democráticas sobre diferentes aspectos. Do lado externo, a empresa desenvolve atividades relacionadas ao meio ambiente, desenvolvimento de comunidades e outros projetos que visam à valorização e à promoção da cidadania.
No que se baseia a gestão humanizada?
Jag Sheth, autor do livro Empresas Humanizadas – Pessoas, Propósito e Performance, publicado em 2015, considera que a humanização dentro de uma corporação se dá a partir de atitudes voltadas aos diferentes públicos. Assim, deve-se identificar os interesses de cada um de modo a estimular que todos se desenvolvam e cresçam juntos, sem qualquer vantagem ou benefício individual.
Nesse sentido, espera-se que uma empresa humanizada se desenvolva a partir de um planejamento consciente, que considere todas as pessoas com as quais se relaciona e/ou causa impacto. Esse envolvimento gera benefícios em variados níveis e, assim como promove o desenvolvimento e a satisfação dos públicos, proporciona o crescimento e a lucratividade da própria organização. Afinal, ações voltadas à transformação social são vistas como positivas e necessárias no mercado da atualidade.
Uma gestão humanizada parte de uma liderança consciente. Ou seja, aquela que considera a realidade do entorno e não somente suas próprias necessidades. Nesse sentido, o líder avalia os efeitos causados pelas ações da empresa, de modo a pensar em soluções que amenizam impactos e promovam a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.
Leia mais: Conheça os diferenciais de empresas que investem na alimentação coletiva
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