A saúde mental no ambiente de trabalho é uma questão complexa e que exige responsabilidade. Felizmente, o assunto vem ganhando espaço no mundo corporativo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar em um ambiente de trabalho problemático, pode afetar a saúde dos colaboradores. Tanto física, como mental. As consequências disso podem ser ansiedade, crises de pânico, problemas de gastrite crônica, depressão, entre outros.
Além disso, para a empresa, pode ser interessante investir em proteção à saúde mental dos funcionários. Afinal, oferecendo satisfação e segurança no trabalho, é possível melhorar a qualidade de vida do colaborador. Isso afeta diretamente a produtividade e diminui o abandono de emprego.
Mas, o que exatamente pode afetar a saúde do seu funcionário? Veja a seguir quais são as principais causas e como melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho.
Saúde mental no trabalho deve ser um projeto compartilhado entre o colaborador e a organização. Ou seja, não é possível proporcionar uma melhoria nesta área sem a comunicação das duas partes. Dessa forma, se a empresa não controla o cenário de estresse e pressão, o indivíduo tem dificuldade de gerenciar seu tempo, afetando a vida pessoal.
Entenda quais são os cenários que podem causar danos à saúde mental no ambiente de trabalho:
A princípio, estas são as principais causas de problemas de saúde mental relacionados ao trabalho. Contudo, existem outros fatores que podem agravar essa situação, como pré-disposição genética ou questões socioeconômicas.
Primeiramente, promover a proteção à saúde mental, segurança no ambiente e bem-estar de todo o quadro de funcionários se faz em conjunto. Essa questão deve ser uma parceria entre colaboradores e gestores. Desse modo, ambos contribuem ativamente com a causa em comum.
Do mesmo modo, há algumas iniciativas que podem ser tomadas em favor da saúde mental. Tanto no âmbito pessoal, como realizadas pela empresa. Saiba quais são abaixo.
Em suma, é importante que a organização forneça meios para que os colaboradores possam identificar e trabalhar na solução de problemas relacionados à saúde mental. Para tanto, deve-se considerar a necessidade de uma equipe bem preparada, que possa dar esse suporte. Além disso, é interessante estimular hábitos saudáveis regularmente na empresa.
Ainda, é necessário ter uma política de tolerância zero em relação ao bullying e assédio moral. Isso ajuda a construir diálogo entre empresa e colaboradores e fornece segurança para quem necessita de auxílio. Portanto, é recomendável solicitar a análise de profissionais da saúde mental, para gerenciar esse projeto e encaminhar as lideranças da melhor forma.
O Grupo Risotolândia preza pela qualidade de vida e saúde mental de nossos colaboradores. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse nosso site.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…