Saúde Mental no trabalho: como a empresa pode ajudar?

Você se preocupa com a saúde mental no trabalho? Além de ser extremamente importante para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida dos seus colaboradores, essa questão pode ser um fator para atrair e reter talentos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de saúde mental no trabalho pode ser responsável pelo baixo rendimento dos profissionais. Além da perda de produtividade, as doenças mentais aumentam o absenteísmo, atrasos e rotatividade nas vagas. E isso afeta diretamente os resultados e a imagem da sua marca.

Leia também: Existe relação entre alimentação e saúde mental?

Entenda o significado de saúde mental no trabalho

A campanha de Setembro Amarelo já começou e, com ela, vemos a necessidade de falar sobre a saúde mental no trabalho e em todas as esferas da nossa vida, não é mesmo? Especialmente no ambiente corporativo, em que há várias situações que podem ser nocivas ao nosso bem-estar mental. Por exemplo, os prazos, cobranças, carga horária rígida, acúmulo de funções etc.. Estes são apenas alguns fatores que podem agravar condições mentais como a depressão e a ansiedade.

Frequentemente, não vemos relação entre o ambiente de trabalho e o nível de saúde mental. Contudo, se considerarmos o tempo que um indivíduo exerce suas funções laborais diariamente em comparação com seu tempo livre, conseguimos visualizar melhor a importância desse cuidado. Afinal, as consequências da falta de saúde mental no trabalho atingem o colaborador, a empresa e a sociedade na totalidade.

Nesse sentido, a rotina caótica e estressante pode ser muito prejudicial, especialmente se é agravada por uma liderança pouco ética e empática com seus colaboradores. Além disso, se a empresa não constrói um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, também acaba sendo um peso a mais para a saúde mental.

E não apenas fisicamente, mas em políticas de tolerância zero contra qualquer tipo de violência. Por isso, é fundamental não apenas um esforço individual, mas que também haja o comprometimento coletivo da organização com a preservação da saúde mental no trabalho.

Quando o trabalho começa a afetar a saúde mental?

Existem alguns sinais de alerta que devemos, todos, aprender a observar, para manter uma boa relação com o trabalho. Contudo, em especial as lideranças, gestores e cargos de responsabilidade. A rotina de trabalho passa a afetar a saúde de um colaborador quando há um desequilíbrio entre o pessoal e o profissional. Veja alguns comportamentos e situações negativas que podem prejudicar a saúde mental no trabalho:

  • Assédio moral;
  • Bullying;
  • Falta de comunicação;
  • Falta de acolhimento;
  • Acúmulo de funções e tarefas;
  • Prazos curtos;
  • Excesso de cobrança;
  • Baixo reconhecimento por um trabalho bem-feito;
  • Excesso de horas trabalhadas;
  • Entre outros.

Estas situações podem ser gatilhos para o desenvolvimento ou agravamento de diversos transtornos mentais, como a ansiedade, depressão e a síndrome de burnout. Infelizmente, muitas dessas práticas vêm de gestores ruins, por isso, em muitos casos, é difícil que o colaborador consiga se defender.

Por isso, é fundamental que empresas desenvolvam políticas antiviolência, de tolerância zero para qualquer tipo de agressão. Afinal, estas situações são uma realidade fora do controle das vítimas.

Como proporcionar um ambiente de trabalho seguro?

Primeiro, já estabelecemos que a saúde mental no trabalho é um assunto de extrema importância e exige muita responsabilidade da organização. Caso haja realmente um interesse em promover mudança, deve-se considerar a realização de ações coordenadas e frequentes. Dessa maneira, será possível engajar suas equipes de maneira saudável.

Por exemplo, é interessante promover não apenas a saúde mental no trabalho, mas a física também. Ao oferecer benefícios relacionados ao bem-estar, como planos de saúde que cubram também acompanhamento psicológico e psiquiátrico, é uma boa maneira de promover saúde mental.

Além disso, disponibilizar recursos para promover a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável no trabalho são ações diárias para fornecer qualidade de vida aos seus colaboradores.

Finalmente, mantenha um bom canal de diálogo com seus funcionários, para terem a chance de ser acolhidos com segurança. Isso incentiva o engajamento em todas as ações da organização, além de proporcionar um ambiente de trabalho muito mais saudável e equilibrado.

Se você gostou deste post sobre saúde mental, não deixe de conferir outros conteúdos interessantes no blog da Risotolândia! E, para oferecer uma alimentação saudável e de qualidade para seus colaboradores, acesse nosso site e conheça nossos serviços.

Risotolândia

Posts Recentes

Ansiedade no trabalho: principais causas e como evitar

Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…

4 semanas atrás

20 benefícios corporativos que sua empresa pode oferecer aos funcionários

Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…

4 semanas atrás

Segurança alimentar: o que é e como garantir?

Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…

1 mês atrás

10 mitos e verdades sobre produtividade no trabalho

Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…

1 mês atrás

Confira 7 dicas para um plano de retenção de talentos na empresa

Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…

2 meses atrás

10 alimentos para combater a ansiedade no trabalho

Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…

2 meses atrás