Alimentação e inteligência emocional: como as refeições diárias podem impactar na qualidade de vida?

Vantagens de contratar serviços de alimentação coletiva

Já ouviu falar de empresas terceirizadas de refeições coletivas? Esse é um meio de fornecer alimentação em inúmeros setores da economia, como empresas, hospitais e escolas, por exemplo. 

Além de oferecer uma maior comodidade, optar pela terceirização das refeições pode trazer uma série de outros benefícios diretos e indiretos. Confira neste conteúdo um pouco sobre como funciona todo esse trabalho, as vantagens e também conheça mais sobre a Risotolândia, que já atua há mais de 65 anos nessa área.

Contratação de serviços de alimentação coletiva

Antes de detalhar o assunto, é sempre importante lembrar que cada projeto apresenta características particulares.

Às vezes o que funciona em um local pode não funcionar no outro. Assim como o custo pode variar devido a uma série de fatores.

O mais importante é que todos os projetos sempre prezem pela qualidade, por isso existe a necessidade de dividir muito bem cada etapa e deixar bem claro como funciona todo o processo. 

Na frente que iremos trabalhar neste conteúdo, que é a da Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação, voltada para o setor público, também é preciso lidar com questões mais burocráticas e de contrato para o processo licitatório.

Por que contratar uma empresa terceirizada?

Qualidade e segurança alimentar

No caso da Risotolândia, já são mais de 65 anos atuando no setor de refeições com muito know-how. Hoje contamos com duas certificações de qualidade, a ISO 9001:2015 e a HACCP, que garantem a segurança e rastreabilidade do alimento ao longo de todo o processo.

Padronização

Muito relacionada à qualidade também está a padronização dos serviços. Afinal, queremos que a qualidade que tanto buscamos seja a mesma para todos que consomem as nossas refeições. Para isso, são aplicadas uma série de normas técnicas que visam garantir a qualidade e os padrões em todos os nossos restaurantes. 

Redução de custos

Você sabe de quanto representa a economia entre adotar a terceirização das refeições escolares em relação à administração realizada diretamente pelo município/estado?  

Estudos comprovam que é gerada uma economia em torno de 24% a 30% para a administração pública quando é feita a contração de uma empresa de refeições coletivas.

Simplificação das contratações

Quando é feita a escolha por um serviço terceirizado de alimentação, é preciso realizar apenas um processo licitatório de contratação. Enquanto que se a administração das refeições e lanches for feita pelo poder público será necessário criar processos para os equipamentos, utensílios, insumos e os demais itens essenciais para o preparo das refeições.  

Mão de obra especializada

Isso inclui uma equipe de nutricionistas para criar cardápios  completos, quem vai preparar os alimentos, quem vai atender o público, supervisores para controlar a qualidade das refeições e quem vai garantir que os equipamentos e utensílios funcionem corretamente. 

Maior agilidade

Possibilita maior agilidade no atendimento para situações que exijam manutenção e/ou reposição de equipamentos e utensílios.

Foco na gestão

Deixa que a gestão em relação às refeições a gente cuida, enquanto permite aos gestores otimizar seu tempo à função gerencial e administrativa. 

O que está incluso na contratação de um serviço de refeições coletivas

  • Materiais diretos e indiretos para a produção das refeições (alimentos não perecíveis e perecíveis, e demais produtos utilizados na produção)
  • Mão de obra administrativa, técnica e operacional (o processo de fornecimento de alimentação é extenso, passando da criação dos cardápios até a manutenção dos equipamentos. E tudo isso está incluso em nosso serviço) 
  • Despesas indiretas e serviços de apoio (manutenção de equipamentos, reposição de utensílios, fornecimento de uniformes e muito mais também são disponibilizados) 

Formatos de contratação 

Atualmente, a Risotolândia possui duas formas para a disponibilização dos serviços. Confira um pouco mais sobre cada uma delas.

Gestão administrada

Nesta modalidade, a produção das refeições é feita diretamente nas unidades, aproveitando a estrutura existente, sendo de responsabilidade da empresa contratada o fornecimento dos alimentos, a preparação e a distribuição das refeições.

Gestão transportada

Já nesta, a produção das refeições é centralizada em uma cozinha central e por meio de um sistema de logística são transportadas e servidas nas unidades de acordo com os horários e cardápios pré-estabelecidos.

Conheça a Risotolândia

Já atuamos há mais de 65 anos no ramo da alimentação. Durante a nossa trajetória muita coisa mudou, mas o nosso amor pelas receitas que fazemos e dedicação ao trabalho nunca mudaram. Foi com isso que nos tornamos uma das empresas referências em refeições coletivas no Brasil. 

Atualmente, a Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação possui mais de 4.800 funcionários para servir mais de 550 mil refeições diárias em nossas três frentes de atuação: refeições para empresas, alimentação hospitalar e alimentação escolar e setor público.

Quer saber mais sobre a contratação da Risotolândia? Agende uma reunião com a nossa equipe, conheça mais detalhes e entenda como podemos nos adaptar à sua necessidade.

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.