Alimentação e inteligência emocional: como as refeições diárias podem impactar na qualidade de vida?

Universidade Corporativa Risotolândia: cursos totalmente gratuitos usados na avaliação de recrutamento interno

O Grupo Risotolândia – maior empresa de refeições coletivas do Sul do país e quarta colocada no ranking nacional do segmento, com atuação em sete estados brasileiros – busca tornar o aprendizado dos seus colaboradores algo constante, uma vez que a educação está aliada ao crescimento profissional. Para melhores colocações, são necessários aperfeiçoamentos que demandam tempo e estudo. Entretanto, com a rotina diária de trabalho – muitas vezes tomando boa parte do tempo do profissional– se deslocar até um estabelecimento de ensino não é uma tarefa muito viável. Diante desta realidade, foi criada a Universidade Corporativa Risotolândia, voltada ao desenvolvimento técnico e social dos nossos profissionais, totalmente online, com cursos práticos e rápidos que podem ser acessados inclusive por meio do celular.

Uma pesquisa realizada pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) e publicada pelo Notícias R7, o Brasil teve aumento de 17% em relação aos matriculados em cursos online de 2017 para 2018. Isso significa que atualmente são mais de 9 milhões de pessoas que optam por estudos EaD.

Com esse cenário, muitas empresas que optam por qualificarem seus colaboradores internamente estão se adaptando e modernizando o processo por meio de plataformas online. Nossa plataforma de capacitação existe desde junho de 2017 e foi transformada, em 2018, no formato de Universidade Corporativa Risotolândia.

Como funciona a Universidade Corporativa Risotolândia?

A Universidade Corporativa Risotolândia (UCR) é uma plataforma de cursos 100% online e gratuitos, focados nas três principais áreas do Grupo Risotolândia. O objetivo é proporcionar mais conhecimento e crescimento profissional aos colaboradores. Todos têm acesso aos cursos com videoaulas ministradas por especialistas, apostilas e materiais adicionais de atividades práticas, que reforçam o aprendizado. Os colaboradores ainda passam por exame final que avalia se estão ou não aptos para receber a certificação de conclusão de curso.

Segundo a coordenadora de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional da Risotolândia, responsável pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, Mariana Godoi, a Universidade Corporativa recebeu atualizações para aumentar a didática e atrair ainda mais colaboradores.

“Neste ano inserimos o Hand Talk, um aplicativo premiado pelo Google e indicado pela ONU para integrar colaboradores com deficiência auditiva e, em breve, devemos inserir um curso completo de libras e games para interação. Além disso, lançamos um Seriado – Bem Servida – que foi um sucesso. Nos episódios, mostramos as práticas do grupo através de um ‘drama noveleiro’, uma história que se passa em um restaurante, na qual os colaboradores certamente se identificaram”, destaca.

Além disso, a UCR passou a oferecer, neste ano, livros como auxílio aos conteúdos, educação financeira para auxílio na administração das finanças pessoais, um curso de culinária vegana e formação de língua portuguesa, atendendo à solicitação dos próprios usuários. “O engajamento tem sido muito positivo, tanto que recebemos muitas solicitações, às quais buscamos atender para sanar todas as dúvidas, incentivando cada vez mais o aprendizado contínuo”.

Quando o colaborador participa de treinamentos, suas chances de mudar de cargo aumentam exponencialmente na empresa. A proposta é trabalhar com trilhas de aprendizagem, permitindo que cada colaborador trilhe seu desenvolvimento. Um auxiliar de cozinha, por exemplo, pode concorrer ao cargo de cozinheiro se fizer todos os cursos da escola de gastronomia da Universidade Corporativa da Risotolândia. É um pré-requisito obrigatório para participar de processos seletivos internos.

O Grupo Risotolândia tem 5.000 colaboradores, que, juntos, produzem diariamente mais de 550 mil refeições.

Leia também: 500 mil pessoas e um único ingrediente: amor por servir melhor

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.