Vagas Afirmativas e Contratação de Refugiados

Você sabe o que são vagas afirmativas? Se você tem uma empresa, provavelmente, já ouviu falar neste conceito que vem crescendo nos últimos anos. Este termo define a oportunidade de emprego para grupos de pessoas que enfrentam a desigualdade social por sua cor de pele, gênero, sexualidade, condição física e até mesmo nacionalidade.

No artigo de hoje, vamos explicar a importância das vagas afirmativas e da existência de iniciativas que as promovam. Boa leitura!

O que são vagas afirmativas?

Em suma, são ações que promovem mais acessibilidade e igualdade em processos seletivos, para corrigir ou minimizar as desigualdades sociais. Muitas empresas utilizam as vagas afirmativas, também, para fortalecer sua cultura organizacional, com fortes políticas de inclusão e diversidade.

Apesar de já existir uma legislação que torna obrigatória a contratação de Pessoas com Deficiência, ainda não há obrigatoriedade para a inserção de outras minorias no mercado. Nesse sentido, não é surpresa que haja grande dificuldade com a falta de oportunidades.

E, quando analisamos a situação de expatriados e refugiados, as oportunidades costumam ser ainda mais escassas. Afinal, são muitas barreiras, como a documentação, a língua, choques culturais, entre outros. Apesar disso, o incentivo à empregabilidade de estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil pode ser benéfico para ambas as partes e para a sociedade, em geral.

Foco na mudança

Segundo um estudo do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), somente em 2019 o Brasil recebeu mais de 33 mil solicitações para reconhecimento da condição de refugiado. Entre eles, a maioria desta população é de haitianos, sírios e venezuelanos.

Um refugiado é toda pessoa que sai de seu país de origem por consequência de perseguições devido questões de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política. Também se considera refugiado quem tem seus direitos humanos violados, passa por conflitos armados no país, situações de crise política ou catástrofe climática.

Apesar de passar por um processo burocrático, tanto solicitante de refúgio como quem já é refugiado podem trabalhar normalmente em nosso país. Isso porque, além de receberem o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório enquanto solicitantes, os refugiados também têm a Carteira do Registro Nacional Migratório.

E, ainda que não haja especificidade legal para vagas afirmativas para este grupo, há uma garantia com a Lei do Refúgio (9.474/97) e a Lei de Migração (13.445/17). Estes textos protegem os refugiados em relação aos seus direitos básicos enquanto estiverem no Brasil. Dessa forma, é possível que estas pessoas entrem no mercado de trabalho de forma legalizada e segura, e se estabeleçam com mais tranquilidade.

Operação Acolhida – uma parceria pela esperança

A Operação Acolhida é uma ação afirmativa do governo brasileiro exigida pela ONU para dar suporte ao fluxo imigratório de venezuelanos, que teve um pico em abril de 2018. Desde então, mais de 30 mil refugiados saíram de seus lares, devido à crise econômica, em busca de melhores condições de vida, instalando-se, majoritariamente, na divisa entre a Venezuela e a cidade brasileira Boa Vista.

E qual é o papel do Grupo Risotolândia neste cenário? Estamos em parceria com o Exército Brasileiro e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) nesta operação, para oferecer vagas afirmativas, facilitando a contratação de trabalhadores em situação de refúgio.

Este processo ocorre como apoio mútuo das três partes. O Exército faz o acolhimento inicial, providenciando instalações de moradia provisória. Enquanto isso, nosso time de recrutadores realiza as entrevistas de maneira remota, encaminhando os exames admissionais. Dessa maneira, os refugiados já entram no país com a segurança de um emprego, salário e benefícios.

Assim, listamos alguns benefícios oferecidos em vagas afirmativas para refugiados e de concorrência geral, são:

  • Ambiente de aprendizagem;
  • Alimentação no local de trabalho;
  • Acesso à biblioteca;
  • Campanhas de incentivo;
  • Cartão farmácia;
  • Desconto em universidades e escolas de idiomas;
  • Estacionamento gratuito;
  • Plano de saúde e odontológico;
  • Seguro de vida;
  • Universidade Corporativa (com cursos 100% online e gratuitos);
  • Vale-alimentação e Vale-transporte.

Como resultado desta parceria, desde 2018 são realizadas contratações. Especialmente para a matriz do Grupo Risotolândia, localizada em Araucária – PR. Esta experiência mostra benefícios não apenas para os colaboradores refugiados, mas para a empresa. Isso porque estes profissionais enriquecem o ambiente de trabalho, promovendo a diversidade cultural e linguística.

Acima de tudo, a Risotolândia acredita que a sociedade na totalidade tem a responsabilidade por promover a integração de qualquer pessoa refugiada. E a criação de vagas afirmativas é uma ferramenta muito útil para proporcionar mais oportunidades de trabalho digno a todos.

Sobre a Risotolândia

Com 69 anos de experiência no segmento de refeições coletivas, somos a maior empresa da área no sul do país, levando alimentação saudável e de qualidade para mais de 550 mil pessoas diariamente. Atendemos desde empresas privadas até instituições públicas, como escolas e hospitais.

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse nosso site ou entre em contato com um de nossos especialistas! Ficaremos felizes com o seu contato!

Risotolândia

Posts Recentes

Ansiedade no trabalho: principais causas e como evitar

Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…

4 semanas atrás

20 benefícios corporativos que sua empresa pode oferecer aos funcionários

Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…

1 mês atrás

Segurança alimentar: o que é e como garantir?

Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…

1 mês atrás

10 mitos e verdades sobre produtividade no trabalho

Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…

1 mês atrás

Confira 7 dicas para um plano de retenção de talentos na empresa

Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…

2 meses atrás

10 alimentos para combater a ansiedade no trabalho

Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…

2 meses atrás