Já falamos por aqui que as organizações que oferecem alimentação coletiva para seus funcionários são bem vistas no mercado de trabalho. Essa é uma prática que reforça a preocupação com os trabalhadores, além disso, estimula o bem-estar e a harmonia no ambiente profissional. Mas se você ainda tem dúvidas, que tal continuar a leitura e descobrir mais algumas razões para investir em refeições saudáveis na sua empresa?
Além de disponibilizar para a equipe um refeitório confortável para as refeições diárias, é fundamental que a empresa se preocupe com a qualidade dos alimentos servidos. Quando as refeições são preparadas , ou mesmo no caso de contratação de uma empresa terceirizada, estar por dentro dos ingredientes utilizados, da procedência dos alimentos bem como do cardápio planejado para a semana faz toda a diferença. Afinal, os pratos devem ser equilibrados, saudáveis e balanceados, pensando na saúde das pessoas que usufruem desse benefício.
Você sabia que os funcionários de empresas que disponibilizam alimentações saudáveis e equilibradas são 60% mais produtivos do que os demais? Além disso, essas organizações registram até 47% menos faltas no trabalho em relação às empresas que não oferecem alimentação coletiva. Esses dados foram coletados pela Buck, uma empresa de consultoria em recursos humanos sediada em Nova York. No cenário brasileiro, esse diferencial tem ainda mais importância, considerando os altos níveis de excesso de peso e obesidade entre a população adulta. Veja a seguir.
Por que investir em refeições saudáveis na sua empresa?
Saúde: Oferecer refeições saudáveis para a equipe é um fator de diferenciação no mercado. Essa atitude demonstra a preocupação da empresa com a saúde e a qualidade de vida de seus colaboradores. Ao disponibilizar pratos balanceados, elaborados com ingredientes de qualidade, a organização está, automaticamente, contribuindo para uma vida mais saudável. Ingerir alimentos de qualidade é fundamental para que o indivíduo tenha mais disposição, energia e saúde em sua rotina, prevenindo doenças e, inclusive, auxiliando no controle da obesidade.
Produtividade: Ao se alimentar bem e ingerir alimentos balanceados, ricos em nutrientes, como vitaminas e minerais, o funcionário tende a ter mais disposição, além de melhorar seus níveis de atenção, foco e concentração. Esse conjunto de fatores contribui para a melhora da produtividade, fazendo com que os trabalhadores tenham mais motivação na execução de suas tarefas diárias. Além disso, uma pessoa bem alimentada e saudável tem menos chances de cometer falhas, o que melhora consideravelmente o nível de assertividade dentro da empresa.
Harmonia: O refeitório da empresa é um local que tem diversos significados e, além de contribuir para a saúde e bem-estar, é considerado um espaço de integração. Nele, os funcionários se reúnem, cultivam laços de amizade e interagem entre si. Ao estimular o convívio social, a empresa estimula a alegria e a felicidade dentro do ambiente de trabalho. Outro fator interessante está relacionado ao descanso, visto que a hora da refeição também é essencial como momento de relaxamento entre os turnos de trabalho.
Leia também: O que é o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e por que você precisa conhecer?
Você gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações como essa? Então acesse o blog da Risotolândia e acompanhe nossas dicas sobre o universo corporativo!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…