O cuidado com a saúde emocional e mental tem ganhado grande destaque. E, mesmo com esse assunto ganhando grandes destaque, ainda circulam tabus em nossa sociedade a saúde mental, em principal sobre a busca por ajuda.
A saúde emocional é um aspecto fundamental para o nosso bem-estar geral. Por isso, precisamos ter uma vida saudável e equilibrada, cuidando de nós mesmos física e mentalmente.
E, aproveitando que estamos em pleno Setembro Amarelo, campanha realizada pela conscientização e prevenção ao suicídio, trouxemos algumas dicas para te ajudar a entender a importância do cuidado com a saúde emocional e como realizar esse cuidado diário.
Continue conosco nessa leitura e priorize o seu autocuidado:
A prática de atividade física é responsável por liberar endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, o exercício físico ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando a saúde mental como um todo – quem nunca se sentiu mais motivado e energizado depois de uma série de exercícios, não é mesmo?
Procure algo que possa ser inserido no seu cotidiano e que te traga prazer, como caminhadas, yoga, dança, musculação, entre outros.
Você sabia que a alimentação também tem um impacto significativo na nossa saúde emocional? Isso ocorre pois ela é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente das nossas funções cerebrais, como a memória e a cognitiva.
Leia mais sobre em: 5 alimentos que melhoram a memória e concentração
Procure evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e tente criar uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Com essa mudança é possível ver uma mudança, mesmo que pequena, no seu humor e disposição.
Leia mais sobre em: Bem-estar emocional e alimentação, entenda mais!
Assim como a alimentação, não ter uma boa rotina de sono pode afetar diretamente a sua concentração e humor, além de aumentar os níveis de estresse.
De acordo com especialistas, é indicado ter, no mínimo, 8 horas de sono diárias. Por isso, crie uma rotina saudável, estabelecendo um horário para ir para deitar-se, fazendo detox dos eletrônicos para que seu corpo e mente relaxem, até pegar no sono.
Reserve tempo para si para fazer atividades que goste e que lhe tragam prazer e relaxamento. É muito importante ter esse momento para praticar hobbies, como meditação, leitura, assistir filmes ou séries, pois são formas de cuidar da sua saúde emocional. Afinal, todos nós precisamos descansar e nos divertir um pouco.
Além disso, também é necessário aprender a estabelecer limites e a dizer “não” quando necessário, priorizando o seu bem-estar e evitando sobrecargas emocionais.
Por fim, preste atenção em si mesmo. Ao sentir dificuldade para lidar com o que está passando, não deixe de buscar apoio emocional, seja com amigos, familiares ou profissionais. Ter alguém em quem confiar e compartilhar suas emoções pode trazer alívio e perspectivas diferentes para os problemas.
Cuidar da saúde emocional é um processo contínuo e exige dedicação e esforço diários. Mas já são com esses pequenos cuidados, que conseguimos ver a diferença para se ter uma melhor qualidade de vida.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…