Liderança Feminina: o que é e a sua importância

Durante os 70 anos de Grupo, do momento em que iniciou suas atividades como o Risoto do Xaxim, até quando nos tornamos o Grupo Risotolândia, sempre contamos e incentivamos a liderança feminina em nossa história. E hoje, sendo uma das maiores empresas no ramo de alimentação coletiva, temos orgulho de ter um corpo profissional majoritariamente feminino, sendo 86,31% deles composto por mulheres.

Porém, mesmo com todos os avanços, ainda são poucas as mulheres que se encontram em posição de liderança nas empresas. Por isso, sabemos como é essencial incentivar e encorajar as mulheres a conquistarem o seu espaço, abrindo espaço e dando oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

No blog de hoje, queremos conversar um pouco mais com vocês sobre a liderança feminina e como ela é importante, não só para o mercado, mas para a sociedade como um todo.

O que é a liderança feminina?

O meio corporativo, principalmente os cargos de mais alto nível nas empresas, sempre foram dominados e ocupados por homens. Porém, com a luta diária por reconhecimento e espaço, as mulheres foram conseguindo mudar isso e, aos poucos, passaram a integrar os cargos de liderança de grandes empresas.

O termo “liderança feminina” é uma forma de trazer e gerar representatividade nesses cargos de destaque.

Entendendo melhor sobre a importância da liderança feminina

A inclusão de mulheres em cargos de liderança traz diversos benefícios para as empresas, em principal trazendo a diversidade e igualdade de gênero para dentro das corporações.

Além disso, inúmeros lugares apontam que, empresas com maior diversidade de gênero em seus cargos de liderança possuem melhor desempenho. Isso porque, as competências técnicas e comportamentais (hard e soft skills) são utilizadas em conjunto para a criação de estratégias e gestão de pessoas. Como resultado, contribui diretamente para a cultura organizacional pela sua resiliência, empatia, flexibilidade e organização horizontal.

Além disso, a representatividade é uma questão muito importante em nossa sociedade. Sendo assim, a liderança feminina pode ser um modelo positivo para outras mulheres e meninas. Que, ao verem mulheres em posições de liderança, podem se sentir inspiradas e encorajadas a buscar suas próprias metas e ambições.

Barreiras a serem vencidas

Apesar dos avanços, ainda existem muitas barreiras que dificultam a ascensão das mulheres a cargos de liderança. Uma delas é a chamada dupla jornada, onde as mulheres, além de suas responsabilidades profissionais, ainda carregam grande parte das responsabilidades domésticas e familiares. Isso pode limitar o tempo e a energia disponíveis para se dedicar à carreira.

Outra barreira é o próprio preconceito de gênero, que ainda é bastante presente no ambiente corporativo. Muitas vezes, as mulheres são vistas como menos capazes ou menos comprometidas com o trabalho por causa de seus papéis familiares. Além disso, comportamentos de liderança que são vistos como positivos quando exibidos por homens, como assertividade e ambição, podem ser vistos como negativos quando exibidos por mulheres.

Programa de Igualdade de Gênero

Para superar essas barreiras, é necessário que as empresas adotem políticas de igualdade de gênero, como a implementação de programas de mentoria e treinamento para mulheres. Bem como, promover uma cultura de trabalho flexível que permita um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e a adoção de práticas de recrutamento e promoção justas e transparentes.

Aqui, no grupo Risotolândia, desenvolvemos o Programa de Igualdade de Gênero, em que não há distinção salarial entre nossos colaboradores. Além de investirmos em trilhas de conhecimentos e programas de capacitação profissional, como a Universidade Corporativa e o Universo Risotolândia.

Dessa forma, por meio desse programa, conseguimos atingir uma taxa de corpo profissional, 86,31%, e os cargos de liderança, 79,54%, majoritariamente composto por mulheres.

Ainda há muito o que precisamos fazer para atingirmos a igualdade plena entre gêneros. Mas, juntos, com incentivo, conscientização e oportunidades, conseguiremos transformar a nossa sociedade.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás