5 dicas de alimentos para crianças fortalecerem a saúde
A alimentação das crianças precisa ser tratada com bastante cuidado, já que tem papel fundamental no fortalecimento da saúde infantil.
Nesta fase, exageros ou a falta de alguns nutrientes podem gerar doenças que irão atrapalhar a criança durante o seu processo de desenvolvimento.
Por isso, desde os primeiros anos é importante trabalhar com os pequenos sobre a educação alimentar. Em relação a isso, os responsáveis e as escolas têm um papel importantíssimo.
Durante a infância a alimentação precisa ser rica em
nutrientes essenciais. Os mais importantes são as vitaminas A e C,
carboidratos, proteínas, ferro, cálcio e zinco, de acordo com os
nutricionistas.
É necessário que nesta fase as crianças sejam estimuladas a experimentar diferentes tipos de alimentos e principalmente a entender qual a importância daquelas refeições para a saúde e para a sua própria qualidade de vida no dia a dia.
Por esse motivo, é importante que a educação alimentar seja um assunto recorrente no ambiente escolar, que é onde as crianças passam grande parte dos seus dias.
É preciso apresentar estes conteúdos e também quais os alimentos que podem trazer benefícios. Para te ajudar neste trabalho, preparamos uma lista especial com alimentos para crianças.
5 alimentos que podem contribuir para a saúde das crianças
1 – Feijão
O feijão é primeiro alimento da nossa lista e que certamente pode estar presente no prato das crianças diariamente. Ele é uma importante fonte de proteínas, cálcio, fibras, ferro e vitamina B, por exemplo, que são nutrientes de grande importância para a saúde infantil.
Além disso, o feijão também favorece o bom funcionamento intestinal, de cicatrização da pele, além de gerar saciedade por mais tempo.
2 – Ovo
A principal contribuição dos ovos no desenvolvimento infantil é por causa da presença de uma substância chamada colina. Isso acontece porque esse nutriente tem um papel importante no desenvolvimento cerebral da criança.
Contudo, os benefícios do consumo de ovos não param por aí. Eles também são uma excelente fonte de proteínas, zinco e vitaminas A e D.
Além disso, outro benefício é que este é um alimento extremamente versátil e pode estar presente em diversas receitas.
3 – Brócolis
As verduras não poderiam ficar de fora desta lista. Este tipo de alimento geralmente encontra uma resistência maior por parte das crianças e é por isso que a educação alimentar ganha ainda mais força.
Ao entender os benefícios e a importância desses alimentos, as chances da criança consumi-los podem aumentar. É claro que tudo isso precisa ser feito de maneira lúdica, para que ela se sinta parte desse processo e também se divirta aprendendo.
O brócolis possui vários nutrientes, como: proteínas, fibras, vitamina C e ferro, por exemplo. Além desses, conta com vários outros, o que só reforça a importância de inseri-lo nas refeições infantis.
4 – Laranja
Assim como as verduras precisavam aparecer em nossa lista, com as frutas a situação não é diferente. A laranja certamente é uma das mais populares e os seus benefícios para a saúde da criança são diversos.
Essa fruta é uma importante fonte de vitamina C, que ajuda na formação dos ossos, na cicatrização e na prevenção de gripes, por exemplo. Além disso, também possui fibras, que contribuem para o melhor funcionamento do intestino.
5 – Carne
O consumo de carne pode ser feito de maneira bem variada e de acordo com a preferência de cada um, é claro.
Em geral as carnes possuem nutrientes parecidos, mas cada tipo de carne pode trazer algum benefício a mais do que o outro, como é o caso dos peixes, que possuem ômega 3, por exemplo.
Num contexto geral, estes alimentos são ricos em proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Encontrar todos esses nutrientes em um só alimento resulta num melhor desenvolvimento da criança.
Você já sabia da importância desses alimentos para crianças? A alimentação certamente pode fazer toda a diferença do desenvolvimento infantil.
Para conhecer mais sobre este assunto confira outros conteúdos do nosso blog. Hoje sugerimos para você o post sobre a importância da boa alimentação infantil em cada fase do desenvolvimento