Alimentação coletiva: conheça os benefícios para sua empresa

Se você olhar para o seu quadro de colaboradores hoje, diria que tem um time motivado? Você acha que a produtividade de suas equipes está satisfatória? Se você não tem resposta para essas perguntas, não precisa se preocupar. Há uma questão que costuma ter grande influência no rendimento das pessoas e na lucratividade do negócio, mas que nem sempre é levada em consideração pelas empresas. Estamos falando da alimentação coletiva, formato que garante uma série de benefícios – tanto aos colaboradores como às empresas.

Pensando nisso, reunimos quatro razões pelas quais a sua companhia poderá se beneficiar com as refeições coletivas. Confira!

4 motivos para investir em alimentação coletiva no seu negócio:

1) Refeições saudáveis

O acesso a uma alimentação de qualidade ainda é bastante limitado no Brasil. Sabemos que mesmo empresas que fornecem vale-refeição aos seus colaboradores não conseguem garantir que eles tenham uma refeição saudável e nutritiva. Isso porque não é possível ter controle sobre o restaurante escolhido ou sobre o tipo de alimento ingerido.

Quando o assunto é alimentação coletiva, a conversa é outra. Ao investir em um espaço especializado para atender seus funcionários, você opta pela qualidade de vida e pela saúde das pessoas que compõem a sua equipe. Nesse formato, é possível não somente criar um programa de incentivo à alimentação saudável na empresa, como proporcioná-la de forma acessível e efetiva.

Se você ainda não se convenceu da importância da ingestão de pratos saudáveis e nutritivos, saiba que doenças como anemia, enxaqueca, gastrite, obesidade, hipertensão, diabetes e tantas outras podem ter na origem uma alimentação desequilibrada. Por isso, é também responsabilidade da empresa garantir um espaço que fomente a saúde e o bem-estar.

2) Espaço de integração

Possibilitar um espaço de integração espontânea aos seus colaboradores traz uma série de benefícios. Primeiro, porque estimula a interação entre pessoas de setores diferentes. Segundo, porque essa interação pode contribuir para um intercâmbio de conhecimentos que dificilmente aconteceria sem esse espaço em comum. E terceiro, porque ajuda a fortalecer o relacionamento interpessoal, o engajamento e o sentimento de pertencimento entre os colaboradores. 

Leia também: Entenda como um bom ambiente de trabalho é benéfico para os seus resultados

3) Deslocamento reduzido

Sabe aquela máxima “tempo é dinheiro”? Então… aqui ela se aplica muito bem, pois tempo é sinônimo de disposição, produtividade e, consequentemente, lucratividade. Quando seus colaboradores precisam se deslocar todos os dias durante o horário de almoço ou se veem obrigados a percorrer longas distâncias até um local que ofereça uma alimentação de qualidade, quem está perdendo é você. Calma, nós vamos explicar.

O tempo que seus funcionários usariam para descanso entre um turno e outro acaba sendo usado em deslocamento. Assim, ao invés de times motivados e cheios de energia, você tem pessoas exaustas pelo percurso e, muitas vezes, sem energia em função da refeição pobre em nutrientes ingerida.

4) Bem-estar e produtividade

Como já demos uma prévia no item acima, uma dieta equilibrada é capaz de gerar uma série de benefícios à saúde. Além da prevenção de doenças, um prato rico em nutrientes afeta diretamente na motivação e produtividade das pessoas. Colaboradores com algum déficit de vitaminas tendem a se sentir cansados e indispostos com mais frequência, enquanto aqueles que mantêm uma alimentação saudável demonstram mais energia e bem-estar.

Como viabilizar um espaço de alimentação coletiva na sua empresa?

Agora que você já conhece as vantagens de apostar na alimentação coletiva, é importante conhecer as formas de viabilizá-la.

1) Restaurante próprio

Uma possibilidade é a empresa gerenciar seu próprio restaurante. Nesse formato, a companhia é responsável por tudo o que diz respeito a esse setor, desde contratação de funcionários, compra de insumos e produção das refeições até a parte burocrática, comercial e jurídica. É como se fosse uma nova empresa, dotada de suas próprias demandas e responsabilidades.

2) Restaurante terceirizado

Outra possibilidade é a contratação de uma empresa especializada em alimentação coletiva. Nessa configuração, tudo o que a sua empresa precisa oferecer é a estrutura do restaurante, pois todo o resto fica por conta da companhia terceirizada: desde a contratação e gestão dos funcionários até a administração do espaço, compra de ingredientes e produção das refeições. Está buscando um parceiro para viabilizar um espaço de alimentação coletiva na sua empresa? Acesse o nosso site e conheça nossos diferenciais!

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.