Por que investir na alimentação hospitalar de pacientes, acompanhantes, médicos e colaboradores

A Risotolândia Saúde oferece ao Hospital Unimed de Ponta Grossa (PR) qualidade nas refeições e acompanhamento das dietas de cada paciente, consideradas de alta complexidade, além dos diferenciais de atendimento.

A alimentação saudável e individualizada é parte fundamental do processo de recuperação de quem é paciente. Diante de pesquisas e resultados já comprovados de que o equilíbrio nutricional favorece tratamentos médicos, cada vez mais instituições de saúde buscam serviços especializados em alimentação, quebrando o paradigma relacionado às refeições hospitalares.

Um exemplo recente disso é o Hospital Unimed, em Ponta Grossa (PR) que fez novos investimentos na área, favorecendo não só os pacientes, mas também seus acompanhantes, corpo clínico e colaboradores. Em parceria com a Risotolândia Saúde, o hospital terceirizou todas as refeições da unidade.

As refeições são servidas da seguinte forma: aos pacientes, o atendimento é feito no quarto conforme prescrições médicas, seguindo rigorosas restrições e orientações. Já para os demais, as refeições são servidas no restaurante do hospital, totalmente operacionalizado pela Risotolândia.

“Muitos falam que comida de hospital é sem sabor. Isso não existe mais! Os temperos naturais são usados em abundância, lembrando aquela comida de família, feita em casa, com o conceito de comfort food. Nós elaboramos receitas justamente para que as refeições sejam um dos momentos mais agradáveis do dia, principalmente para quem está internado” – Daniele Basso, nutricionista e coordenadora operacional da Risotolândia
Saúde.

Outro diferencial da terceirização de serviços alimentícios na parte de saúde, são as refeições voltadas aos pacientes que necessitam de tratamentos paliativos. “É um momento difícil, mas conseguimos atender com todo o carinho e cuidado o desejo dos pacientes. Adaptamos receitas para atender a vontade do paciente, já preparamos até lasanha e batata frita, mesmo diante das restrições, com pouca gordura e sódio, trazendo
conforto e satisfação. A comida promove o bem-estar, traz felicidade e nós sabemos o quanto isso impacta na evolução do quadro clínico”.

Equilíbrio nutricional x alta complexidade no atendimento

Diferente de produzir alimentação para os colaboradores dos centros médicos e acompanhantes, a responsabilidade é muito maior e vem acompanhada de um altíssimo grau de complexidade quando falamos de pacientes. “Existem cuidados específicos na dieta de cada paciente e no HU Ponta Grossa o desafio é porque a unidade atende muitas especialidades: maternidade, pediatria, oncologia, cirurgia geral, etc. Existem muitas evoluções de dietas em um único dia e o hospital está sempre em
lotação máxima. Nosso cuidado é intenso e a todo momento para individualizar o atendimento nutricional e contribuir efetivamente no sucesso do tratamento de cada pessoa”, explica a nutricionista.

“Nossa alteração para a Risotolândia Saúde ainda é bem recente, mas esse primeiro contato está sendo bem positivo, com muitos elogios pelos nossos principais públicos. Diante disso, estamos felizes com a escolha para essa parceria tão importante e esperamos que os elogios continuem e que nossos públicos continuem satisfeitos com o trabalho e a dedicação prestados até o momento”, diz Jorge Soistak, gerente hospitalar do Hospital Unimed Ponta Grossa.  

Outro desafio na unidade é o atendimento ao lactário, mais um diferencial da Risotolândia Saúde. Atendemos com fórmulas e leite materno bebês prematuros e de até 3 anos. Também fazemos a gestão do leite materno que é recolhido no HU e enviado ao Banco de Leite. Quando se fala em alimentação, todo cuidado é pouco. Mas quando a responsabilidade de alimentar vem acompanhada da necessidade de melhorias para um
quadro clínico, o desafio e as recompensas – ao ver a evolução de cada paciente acompanhado – é motivo de muito orgulho. Esse é um trabalho que, além de todo o conhecimento técnico, precisa de muito carinho e sensibilidade.

O HU Ponta Grossa é um dos clientes da Risotolândia Saúde, que já tem importantes parcerias firmadas e cases de sucesso. Entre eles o Hospital Sugisawa, em Curitiba, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, uma organização social, em Fortaleza (CE) – primeiro cliente do Grupo na região nordeste do Brasil.

Compartilhar