A alimentação na rede pública de ensino cumpre diversos papéis na vida dos jovens estudantes. Além das escolas oferecerem as refeições, elas também precisam ajudar os alunos a criarem bons hábitos alimentares.
Principalmente no ensino público, a alimentação escolar tem até mesmo um papel social na vida dos estudantes, já que alguns deles passam por dificuldades e dependem desse período na escola para superar suas necessidades nutricionais.
Vamos abordar aqui um pouco sobre a importância da alimentação no contexto escolar e, principalmente, nas escolas públicas.
O assunto alimentação é um tema que pode e deve ser trabalhado com grande frequência nas escolas. O período escolar, que compreende principalmente da infância à adolescência, é uma fase que envolve uma série de mudanças.
Para que o desenvolvimento dos estudantes aconteça corretamente, a alimentação tem um papel fundamental, e como os alunos passam boa parte do dia a dia nas escolas estas têm uma função importante no tema.
Em primeiro lugar, é importante trabalhar a educação alimentar para conscientizar os alunos em relação à importância da alimentação. Nessa etapa é preciso tratar sobre os benefícios de boas refeições e também como adotar melhores hábitos.
As escolas que oferecem refeições para os alunos têm uma capacidade ainda maior de impactar a vida deles. Com essas refeições diárias, sem dúvidas o estímulo a consumir esses alimentos pode ultrapassar os muros da escola.
Pensando no ensino público especificamente, é preciso levar em conta que alguns estudantes vivem em situações complicadas financeiramente.
Em alguns casos, podem até mesmo depender dessas refeições para conseguirem se alimentar corretamente durante o dia. Muitas famílias vivem em situação de dificuldade e as escolas também precisam pensar nesse apoio.
Por esse motivo, oferecer uma alimentação de qualidade para as crianças é uma obrigação das instituições de ensino.
Nesse trabalho, contar com o apoio de especialistas no assunto pode ser uma solução tanto para melhorar o trabalho de conscientização em relação à alimentação, quanto para elaborar o cardápio diário para os alunos.
Às vezes para as escolas públicas lidarem com as questões de alimentação é necessário um grande esforço por parte da gestão.
Além disso, esse será um trabalho constante, já que as refeições serão diárias, então é preciso contratar equipe, mantimentos, estruturar um local e equipamentos.
Para evitar que essas novas atividades sejam inseridas na rotina de trabalho, as escolas podem contar com empresas especializadas em refeições coletivas para escolas.
É um detalhe importante o trabalho especializado no ramo escolar, pois dessa forma poderá atuar em conjunto com a escola na educação alimentar e no fornecimento dos alimentos ideais para o melhor processo de aprendizagem.
Esse cuidado é necessário principalmente pela situação dos estudantes e principalmente para contribuir no estudo e futuro deles.
Para ajudar as escolas neste processo, você pode contar com a Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação. Clique aqui e confira um caso de sucesso dos serviços nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Quer descobrir como pode contar com esses serviços para a sua instituição de ensino?
Entre em contato com a nossa equipe para entender como funciona o trabalho e quais os melhores caminhos para implantar uma das soluções líderes em refeições escolares.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…