Conheça quatro alimentos que auxiliam na amamentação
O consumo de alimentos nutritivos é fundamental durante o período de amamentação. Na verdade, durante toda a gestação e até mesmo após o parto, é fundamental que as mães tenham um cuidado especial com a alimentação, uma vez que todas as vitaminas e nutrientes para o bebê provém do leite materno.
Um dos pontos impactados pela qualidade da alimentação é a amamentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, se possível o leite materno deve ser a única refeição dos bebês até os seis meses de vida.
Como cuidamos da alimentação em todas as idades, separamos algumas opções de alimentos que certamente podem ajudar a aumentar a produção de leite materno e cuidar da saúde das mamães em geral, confira.
Alimentos que auxiliam na amamentação
O período de amamentação é bastante delicado e uma série de questões precisam ser levadas em consideração nesta fase.
No pós-parto as mulheres lidam com diversas mudanças hormonais, adaptação a uma nova rotina e também com o receio sobre a produção do leite, principalmente se ele será o suficiente para o bebê.
Todos esses fatores precisam ser trabalhados, além de aceitar que é necessário um certo tempo para que tudo se estabilize e uma nova rotina seja criada.
Nesse sentido, a alimentação pode contribuir tanto no aumento da produção do leite, quanto em fornecer mais energia para as mães já que a produção exige bastante do corpo da mulher. Confira alguns alimentos que auxiliam na amamentação.
1 – Água
O consumo de água já é importante para a saúde de maneira geral, e durante a amamentação ela ganha ainda mais destaque. O ideal é que sejam consumidos de 3 a 4 litros de água diariamente.
A principal recomendação é em relação ao consumo de água, pois sem muitos processos do corpo ela se transforma em alimento para o bebê.
Outros líquidos, como sucos naturais e sopas, por exemplo, também podem ser inseridos na alimentação como alternativas à água.
2 – Cereais
Consumir cereais, como aveia, linhaça e chia, por exemplo, podem ser fundamentais para as mulheres na fase de amamentação.
Em primeiro lugar eles podem atuar como fonte de energia durante o dia a dia, o que é bem importante já que esse é um período que exige bastante dos pais. Além disso, o consumo de cereais também auxilia no melhor funcionamento do intestino.
Consequentemente, com o corpo equilibrado a tendência é que a produção de leite continue bastante ativa.
3 – Frutas
Chega a ser repetitivo dizer que as frutas têm um papel fundamental para a saúde de todos nós. Porém, elas aparecerem em mais um conteúdo sobre importância de uma boa alimentação só reforça que elas não podem faltar nas refeições diárias.
A produção de leite faz com que a mãe disponibilize diversas vitaminas do seu corpo como alimento para o bebê.
Mesmo assim, o organismo da mulher ainda precisa daquelas vitaminas. Então repô-las é um trabalho importante. Neste caso, as frutas aparecem como alimento que pode fornecer uma grande quantidade de nutrientes.
Para adaptá-las na rotina alimentar, você pode inserir frutas como manga, mamão, abacaxi, morango e laranja no café da manhã e nos lanches ao longo do dia, por exemplo.
4 – Peixes
Os peixes são importantes como fonte de gordura para o corpo. Por serem ricos em ômega 3, que é uma gordura considerada boa, eles contribuem em vários aspectos da saúde, como no caso do coração, por exemplo.
Para as lactantes, consumir peixes com frequência serve como uma reserva extra de gordura. Isso é bem importante, pois na produção do leite o reservatório de gordura da mãe é bastante impactado.
Com os estoques de gordura em dia, o leite pode ser produzido com uma melhor qualidade e ao mesmo tempo a saúde da mulher se mantém estável.
Consumir alimentos que auxiliam na amamentação é uma parte importante desta fase e todos os cuidados certamente são muito bem-vindos. Você já sabia que os alimentos citados neste post podiam auxiliar nesta etapa de mãe e filho?
Agora que você já conhece alguns alimentos que auxiliam na amamentação, que tal conferir outros conteúdos? Para saber mais sobre a importância da alimentação para a saúde acompanhe aqui outros posts do nosso blog.