Se você é gestor, dono ou administrador de uma empresa e está pensando em maneiras de oferecer alimentação de qualidade para seus funcionários, vai gostar do nosso artigo de hoje. Aqui, trazemos uma solução para o seu negócio: o restaurante corporativo.
Esta é uma alternativa interessante para empreendedores que desejam investir em employee experience, proporcionando bem-estar no ambiente de trabalho. Em suma, esta iniciativa pode ser muito benéfica para colaboradores e empresas, em qualquer segmento.
Contudo, é fundamental ter atenção ao planejamento e desenvolvimento deste projeto, para acontecer de forma satisfatória. Pensando em auxiliar nesta tarefa, criamos o artigo de hoje. Aqui, vamos explicar o que é um restaurante corporativo e como montá-lo. Siga conosco nessa leitura e confira!
Em suma, um restaurante corporativo é um ambiente específico para a alimentação dos funcionários, dentro da empresa. Nesse sentido, ele possui a infraestrutura de um restaurante comercial comum, mas tem como administradora a própria empresa ou uma parceira terceirizada.
Dessa forma, esse tipo de serviço pode ser extremamente benéfico. Frequentemente, empresas de diversos segmentos optam por oferecer o benefício do Vale-Alimentação ou Vale-Refeição para seus colaboradores. Contudo, estas soluções nem sempre são adequadas à rotina ou localização da organização.
Por exemplo, se a sua empresa é afastada dos centros urbanos ou está em uma área sem muitas opções de restaurantes, ou delivery de alimentos, o restaurante corporativo pode ser uma boa alternativa aos vales. Ainda, se sua empresa já possui um bom espaço, como refeitório, mas o número de colaboradores ultrapassa os micro-ondas disponíveis, seria interessante atualizar esta infraestrutura.
Por outro lado, mesmo que sua firma esteja em uma boa localização ou ofereça um espaço relativamente adequado para a hora da refeição, ainda devemos considerar a qualidade da alimentação. Isso porque, mesmo com estes benefícios, ainda não há a garantia de que o colaborador terá acesso à alimentação saudável, de qualidade, com segurança.
Nesse sentido, investir em um restaurante corporativo ajuda a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, oferecendo refeições completas, nutritivas e com Segurança Alimentar. Além disso, esta é uma maneira de reduzir o estresse de seus funcionários, em seu período de descanso, trazendo benefícios, também, para a saúde mental deles. Sem a preocupação de preparar “marmita” ou buscar um local seguro para almoçar, eles têm mais tempo para relaxar e, consequentemente, serão mais engajados e produtivos.
Leia também: Saúde mental no trabalho – como a empresa pode ajudar?
Agora que já entendemos o conceito e os benefícios de investir em seu restaurante corporativo, chegou o momento de saber como montar o seu! Assim, listamos, a seguir, algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Confira:
Antes de tudo, você precisa verificar se possui um local adequado para instalar seu restaurante corporativo. É fundamental que seja amplo, bem ventilado, seguro e acessível para todos os seus colaboradores.
Portanto, recomendamos consultar um profissional especialista para realizar o projeto de arquitetura e design deste local. Isso porque algumas questões práticas precisam ser consideradas. Por exemplo, proporção de pessoas em horários de pico, espaço para preparo de alimentos, equipamentos de self-service etc.
Após fazer o seu planejamento, é importante verificar se o seu restaurante corporativo estará alinhado com as exigências trabalhistas. Primeiro, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas não têm a obrigação legal de fornecer alimentação no local. Porém, existe uma iniciativa governamental, criada para melhorar a situação alimentar do trabalhador brasileiro. Chama-se Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Esta ação disponibiliza incentivos fiscais às empresas adeptas.
Ainda, é fundamental confirmar as normas regulamentadoras (NRs), que especificam regulamentações em relação ao espaço. Já a Anvisa, assim como em restaurantes comerciais, possui regras rígidas para garantir a Segurança Alimentar e a qualidade das refeições. Este órgão oferece orientações e normas para garantir o controle sanitário do local.
Finalmente, é importante dedicar atenção especial ao design do mobiliário e à infraestrutura do restaurante corporativo. Deve-se considerar que este espaço será compartilhado por muitos colaboradores, com alta frequência. Então, é importante selecionar equipamentos e móveis de qualidade.
Também é interessante pensar em uma estrutura que seja de fácil manutenção e limpeza. Isso porque é importante garantir a segurança e bem-estar de quem usará essa instalação. Por fim, o design e a decoração também importam, especialmente se você pensa em oferecer um espaço acolhedor, que promova o descanso e o relaxamento.
Após ler este artigo, conseguimos perceber a responsabilidade de montar seu próprio restaurante corporativo, não é mesmo? Por isso, é importante confiar em uma empresa especializada em refeições coletivas. Como o Grupo Risotolândia!
Já são quase 70 anos de tradição no preparo de alimentos saudáveis, com qualidade garantida pelo ISO 9001:2015 e HAPPCC. Aqui, temos o know-how que você procura, com soluções personalizadas para as suas necessidades.
Para saber mais sobre nossos serviços para alimentação coletiva, acesse o nosso site ou entre em contato com um de nossos especialistas!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…