A comunicação interna de uma empresa é um elemento que impacta diretamente nos resultados do seu negócio. Além disso, também é um dos pilares da cultura organizacional, a responsável por criar um ambiente propício para que a empresa atinja as metas desejadas.
Muitos negócios até dão a importância devida para a comunicação, mas na grande maioria das vezes apenas para o público externo. Unir essas duas modalidades é a melhor forma de desenvolver realmente a empresa.
Neste conteúdo vamos destacar a importância da comunicação interna e mostrar como pode ser trabalhada de maneiras muito simples.
A comunicação interna é uma ferramenta estratégica da empresa, que tem como principal finalidade manter a equipe alinhada. É a partir desse ponto que os benefícios de trabalhá-la corretamente podem ser sentidos.
Em primeiro lugar podemos falar sobre o aumento do engajamento dos colaboradores. Quando todos estão cientes dos objetivos traçados, sabem do papel que precisam desempenhar e o lugar onde a empresa quer chegar, tudo fica mais claro na hora de “colocar a mão na massa”.
Nessa mesma linha, também podemos falar sobre o aumento da segurança dos funcionários. Uma empresa que não se comunica com sua equipe pode deixar muitas incertezas sobre o futuro de todos e isso cria um ambiente de trabalho tenso, podendo afetar até mesmo os resultados alcançados.
Nos períodos de mudanças a necessidade da comunicação interna é ainda maior. Seja de mudanças em cargos de gestão, de objetivos da empresa, marketing, público-alvo, produtos, entre outras alterações.
Toda mudança deve ser comunicada e principalmente ser explicada para que todos entendam as razões para isso ter acontecido.
E por fim, como já comentamos lá no início do conteúdo, a comunicação com a equipe ajuda a trabalhar a cultura organizacional, dando uma identidade real para a empresa. Isso também é de grande valor para quando novas pessoas entram na equipe e até mesmo na forma como os consumidores enxergam o negócio.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, como acha que ele está dentro da sua empresa? É sempre bom fazer um exercício de análise e corrigir alguns pontos caso seja necessário.
E para continuar tendo sucesso nos seus resultados acesse o nosso blog e confira outros conteúdos sobre o mundo corporativo.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…