Alimentação e inteligência emocional: como as refeições diárias podem impactar na qualidade de vida?

3 Dicas de alimentação para crianças

A alimentação para crianças é um tema que precisa ser debatido constantemente, pois possui um papel muito importante no desenvolvimento infantil.

Durante a infância também são criados os primeiros hábitos alimentares, esses que podem contribuir para a saúde a curto e a longo prazo. Nesta fase, os principais responsáveis por refeições mais saudáveis são a família e a escola.

Ambos precisam atuar com foco em uma vida mais saudável e também sempre respeitando as vontades e preferências da criança.

Confira nossas dicas de alimentação para crianças.

Alimentação para crianças

Uma dieta balanceada é importante em todas as fases da vida. O consumo de produtos naturais deve ser feito desde os primeiros anos, assim como evitar alimentos que possuem muito açúcar também dura a vida toda.

Essas são medidas “básicas” para o controle da saúde e prevenção contra possíveis doenças, como a diabete e a hipertensão.

Crianças que comem bem tendem a ter um desempenho escolar melhor, mais energia para brincar, bom humor, melhor capacidade de concentração, sono mais regulado e maior criatividade, por exemplo.

É assim que todos desejam que seja a infância, não é mesmo? 

Então para isso, é necessário controlar bem os alimentos, respeitar as vontades e inserir no dia a dia alimentos que sejam ricos em nutrientes importantes. Separamos algumas opções no conteúdo de hoje, confira.

Frutas

É difícil escolher apenas uma para colocar aqui, então decidimos tratar sobre as frutas de maneira geral e mostrar algumas boas opções.

Os alimentos naturais são os maiores aliados quando se trata de uma alimentação mais saudável, independente da idade. Especialmente para as crianças, optar por frutas é uma ótima escolha para colorir o prato dos pequenos e ser um substituto natural para os doces.

Uma das melhores opções é a laranja. Podendo ser consumida como suco ou em sua forma normal, ela é uma excelente fonte de fibras e vitamina C.

A banana também é um item bem versátil que pode estar presente em várias receitas e consumida de diferentes formas. Entre os seus principais nutrientes estão a vitamina B, o ferro e o cálcio.

E por fim, a maçã, que é rica em potássio, cálcio e magnésio, além de muitos outros nutrientes.

Essas são apenas algumas opções de frutas, mas certamente todas elas podem fazer muito bem ao corpo e à saúde.

Arroz e feijão

A dupla amada por muitos brasileiros também merece destaque em nossa lista com dicas de alimentação para crianças.

O arroz é uma importante fonte de carboidratos que pode ajudar a criança a ter mais energia para se divertir ao longo do dia, melhorar o processo de aprendizagem e ainda a manter a saciedade por mais tempo.

Já o feijão, é fonte de vitamina B e minerais como o ferro e zinco. Esse alimento contribui com a melhora do sistema digestivo, pode combater a anemia e também favorece o fortalecimento do sistema nervoso.

Essa dupla sem dúvidas pode ajudar e muito no desenvolvimento das crianças.

Ovo

Os ovos são alimentos ricos em uma série de nutrientes que podem contribuir em diversas fases da infância. Entre eles estão: vitamina A e D, ferro, zinco e proteínas.

Esse alimento pode ajudar nos estímulos ao sistema nervoso, aos rins, a fortalecer unhas e cabelo e também a aumentar a sensação de saciedade.

Um item tão rico não pode faltar no cardápio das crianças. Porém, é preciso cuidado para não exagerar no seu consumo e também para não misturar com outros alimentos gordurosos ou frituras.

Gostou das nossas dicas de alimentação para crianças? Confira outros conteúdos como esse acessando o nosso blog.

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