Existem diversas doenças que são causadas pela má alimentação e isso já mostra o quanto é importante cuidar das refeições. Além disso, os alimentos ingeridos ainda protegem o nosso corpo, fazem o organismo ter o funcionamento correto e contribuem com o nosso desenvolvimento.
Adotar cardápios mais saudáveis deve ser um hábito desde os primeiros anos de vida, pois isso terá um impacto positivo para o desenvolvimento durante a infância e também já começa a proteger a saúde pensando no futuro.
Alimentar-se mal ou exagerar em alguns alimentos aumenta consideravelmente as chances de contrair algum tipo de doença e são sobre elas que vamos falar hoje. Confira!
Alimentar-se é uma necessidade básica de todos nós e com isso em mente já temos um dos grandes agravantes quando se fala em doenças causas por alimentação, que é pular as refeições.
As rotinas têm se tornado cada vez mais agitadas, é verdade, mas isso não quer dizer que precisamos deixar de cuidar de nós mesmos para executar todas as atividades necessárias. Alimentar-se mal inclusive irá fazer com que você gaste mais energia e seja menos produtivo.
Como consequência de todo esse agito vemos os fast-foods e as comidas industrializadas no topo da lista de alimentos diários de muitas pessoas. E eles são os grandes vilões quando se trata de cuidar da saúde.
Para esse ranking ainda podemos adicionar o exagero no sal, no açúcar e também na ingestão de gorduras como os principais causadores de doenças. A alimentação tem uma relação direta com a saúde e precisamos estar sempre atentos a ela.
Caso esse cuidado não exista provavelmente alguma destas doenças irá aparecer.
A obesidade talvez seja a principal doença causada pela má alimentação e ligada a outros fatores, como o sedentarismo, tem tudo para prejudicar e muito a saúde. A principal característica dessa doença é o acúmulo de gordura.
O grande problema dela é que além de já ser uma doença, ela ainda pode causar outras e prejudicar ainda mais o organismo. Surge a partir da ingestão excessiva de calorias, principalmente de alimentos muito gordurosos.
O aumento na pressão sanguínea nas artérias é a principal característica da hipertensão. Além disso já ser um grande problema, ela ainda pode causar mais problemas no sistema cardiovascular.
Entre as principais causas da pressão alta estão o consumo excessivo de sal e de produtos industrializados. Para conter essa doença, diminuir ou cortar esses itens é o primeiro passo.
O nosso organismo produz naturalmente uma parte do colesterol e a outra parte está nos alimentos que ingerimos. Até aí está tudo bem, pois ele faz parte do correto funcionamento do organismo.
O excesso dele é que pode gerar o entupimento de veias e artérias, que como consequência pode provocar derrames e infarto.
Viu só como as doenças causadas pela má alimentação são sérias? E isso que estamos falando de apenas algumas delas. Existem muitas outras tão sérias quanto essas ou até mais graves.
Mas acreditamos que isso já é o suficiente para entender o quanto as refeições são importantes na prevenção de doenças. É claro que não existe uma receita mágica para estar livre de 100% das enfermidades, mas começar cuidando da alimentação é uma ótima ideia para se cuidar.
Confira neste nosso post um pouco mais sobre bons hábitos alimentares: Alimentação e saúde: como boas refeições podem melhorar a qualidade de vida.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…