Grupo Risotolândia produz por dia o suficiente para alimentar cidades brasileiras inteiras

Com o objetivo inicial de produzir 3 mil refeições ao dia, Grupo Risotolândia produz hoje mais de meio milhão de refeições diariamente

Cidades como Niterói, Caxias do Sul e capitais como Florianópolis, Rio Branco, Boa Vista e Vitória poderiam ser inteiramente alimentadas pelo Grupo Risotolândia. Afinal, produzimos diariamente 550 mil refeições. Aliás, dos 5.570 municípios brasileiros, só não alimentaríamos 0.8%, segundo dados do Diário Oficial da União publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2018.

Em 1953 com frango caipira, queijo de primeira e arroz servido al dente, nossa história começou. Aliás, os ingredientes acima fazem parte da receita que deu origem à empresa, que hoje é a maior do Sul do Brasil e quarta colocada no ranking nacional do setor – mercado que tem faturamento de R$20.6 bilhões previstos para esse ano segundo a ABERC – Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas.Quando abri a empresa o objetivo era produzir 3 mil refeições ao dia. Hoje nosso Grupo produz mais de 550 mil”. – conta Carlos Antônio Gusso, fundador do Grupo emocionado ao lembrar da trajetória da empresa que completa 66 anos no dia 28 de agosto.

O Grupo soma uma equipe de 5.000 colaboradores divididos nos seis estados em que a marca está presente: PR, SC, RS, RJ, MG e SP. São colaboradores que fazem parte da história e que criaram suas próprias histórias dentro do Grupo. “Temos mãe e filho trabalhando aqui. Temos marido e mulher que se conheceram e formaram uma vida juntos, trabalhando juntos. Temos profissionais que estão conosco há mais de 35 anos e, para valorizar essa cultura de pertencimento ao Grupo, fazemos o Pratas da Casa, um evento que anualmente premia e homenageia colaboradores que completam 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos com a gente”, explica o Diretor Presidente Carlos Humberto de Souza.

Grupo Risotolândia

Premiados três vezes consecutivas pelo GPTW, temos importantes missões junto ao mercado. Com a marca Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação somos responsáveis por alimentar milhares de crianças em escolas públicas do PR e SC, com foco no desenvolvimento da criança. Além disso, essa mesma marca tem uma estrutura exclusiva para atender a alimentação de alguns presídios do estado do PR. Já com a Risotolândia Restaurantes Corporativos, atuamos com o atendimento personalizado para empresas privadas que desejam elevar, através da boa alimentação, os índices de produtividade de seus trabalhadores. Afinal de contas, quem é que não rende mais quando está bem alimentado, não é mesmo?

Uma dessas empresas é a TROX do Brasil – especializada em equipamentos de ventilação interior e ar-condicionado e que faz parte de quase metade da história do Grupo Risotolândia. De acordo com Benedito Reis da Silva, gerente de recursos humanos da TROX, o tempo já diz tudo. “Estamos há 30 anos com os serviços da Risotolândia e isso mostra a importância dessa empresa para nós e vice-versa. Esse tempo todo nos atenderam com excelência e procuraram sempre melhorar o atendimento e servimento a cada dia, sendo isso muito visível para nós”, comemora.

Assim como o setor cresce, o Grupo também evolui. Uma das últimas novidades é a Risotolândia Saúde, marca criada para atender exclusivamente a alimentação de hospitais, com inovação no serviço nutricional para recuperação do enfermo. “Cozinhamos para todas as fases da vida dos nossos consumidores, desde os primeiros passos nas creches e escolas, até as mais importantes conquistas profissionais dentro de uma empresa”, acrescenta o CEO do Grupo. E tudo isso a Risotolândia faz com muita excelência, seguindo as tradições da família italiana.

Também continuamos investindo nos estados em que atua, não apenas melhorando atendimento por meio de inovações, mas também buscando novos parceiros de negócios para expandir as atividades e continuar fortalecendo esse nicho de mercado que é cada vez mais importante na vida das pessoas, já que a grande maioria se alimenta fora de casa. “Alimento é amor e, independente das nossas operações, o carinho no preparo do cardápio, na manipulação do alimento e na distribuição das refeições é o mesmo. A comida tem o poder de despertar bons sentimentos, de nos fazer reviver momentos especiais. É para isso que nossa empresa trabalha 24 horas. Passamos as madrugadas pensando nos milhares de atendimentos que temos que prestar com excelência no dia seguinte. Seguimos comemorando as nossas conquistas e fortalecendo a nossa história”, finaliza Carlos Humberto.

E, por falar em história, para comemorar o 66º aniversário, o Grupo lançou uma campanha nas suas redes sociais chamada “Alimentando Histórias”, onde os participantes – que enviarão fotos, vídeos, textos ou outros materiais contando as memórias que têm com a Risotolândia – concorrerão a prêmios. Basta marcar a hashtag #AlimentandoHistórias e enviar uma mensagem inbox pelo Facebook Oficial da empresa.

Compartilhar