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4 dicas para melhorar a liderança no trabalho

Aprender sobre liderança no trabalho é uma importante tarefa para profissionais que desejam obter sucesso em suas áreas de atuação. Algumas pessoas possuem essas características naturalmente. Outras precisam trabalhá-las para se tornarem bons líderes.

Conseguir inspirar e motivar a equipe não é uma tarefa simples, mas se feita da maneira correta pode aumentar e muito a produtividade dos colaboradores. Essa é uma habilidade necessária para bons gestores.

Porém, isso não quer dizer que outros colaboradores também não exerçam esse papel dentro de uma equipe, podendo inclusive ser um ponto forte para que no futuro receba oportunidades em cargos mais relevantes.

No conteúdo de hoje vamos dar algumas dicas sobre como melhorar as suas habilidades de liderança.

Dica para melhorar a liderança no trabalho

Gerenciar uma equipe realmente não é fácil, seja ela formada por 1 ou 100 profissionais. O responsável por essa tarefa em primeiro lugar precisa entender qual é o seu papel e como deve se posicionar nesse cargo.

Antes de tudo, mesmo que você seja o gestor é bem importante sempre lembrar que também faz parte da equipe. Sua atuação no dia a dia também impacta na produtividade de todos, assim como a dos seus liderados também impacta a sua.

Entender o conceito de equipe e pensar que todos estão ali em busca do mesmo objetivo é um excelente ponto de partida para começar os trabalhos. Podemos dizer que essa nem é uma dica, mas sim um conselho. Agora confira nossas dicas para melhorar sua liderança no trabalho.

1 – Saiba priorizar tarefas

O líder geralmente é o responsável por deixar claro para a equipe qual o grande objetivo da empresa e quais as tarefas necessárias para alcançá-lo. Dentro disso é preciso definir quais atividades demandam maior atenção e quais podem ter um tempo maior para a execução.

Deixar isso claro em todos os contatos com a equipe é sempre muito importante. Por esse motivo, alinhamentos, reuniões e as conversas com o time precisam reforçar as prioridades e os principais objetivos daquele dia, semana ou mês.

Com essa atitude certamente a equipe estará mais ciente das principais necessidades para o momento e pode dedicar esforços de maneira correta.

2 – Motive a equipe

Trabalhar a motivação de uma equipe talvez seja a principal característica de um líder. Ela pode acontecer de inúmeras formas e em todas as situações possuem uma grande importância.

As formas mais tradicionais de motivação são nos próprios discursos, que podem mostrar a importância da equipe para a empresa, reconhecimento por alguma atividade específica ou mudanças positivas de comportamento, por exemplo.

Outra forma de motivar os colaboradores é dando bons exemplo. Não é porque você é o gestor que precisa apenas ver a equipe se dedicando diariamente. Quando um colaborador vê o seu líder se dedicando tanto quanto ele, entende que sem dúvidas a sua própria produtividade pode melhorar.

Uma estratégia que tem se popularizado nas empresas e também pode ser uma excelente forma de motivação é a gamificação. Trabalhar com leveza o dia a dia é o principal benefício dessa tática e os resultados podem ser muito positivos.

3 – Contato e feedback frequente

Um líder distante da equipe não terá a capacidade de extrair o melhor de seus liderados. Por esse motivo, é sempre muito importante que todos estejam integrados e que o contato seja frequente.

Não estamos falando de horas de reuniões todos os dias, mas de pequenos alinhamentos, feedbacks sobre as atividades desempenhadas, dicas sobre como melhorar e até mesmo encontros para uma lanche da tarde ou almoço.

Essa comunicação mais próxima e frequente ajuda que todos realmente se sintam em equipe e que vejam o líder como alguém com quem podem contar.

4 – Desenvolvimento constante 

Este papel é dividido entre os líderes e a empresa de maneira geral. Estimular os colaboradores a se desenvolverem é a melhor forma de fazer com que alcancem resultados melhores no dia a dia.

Algumas organizações possuem políticas de incentivo nesse sentido, com parcerias com instituições de ensino, disponibilização de cursos internos e treinamentos online, por exemplo.

Nesse sentido, o papel do líder está em mostrar para todos que buscar novos conhecimentos é a melhor forma de crescer dentro da empresa, obter novas obrigações e também o reconhecimento de todos.

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