Categorias: Empresas

Sabia que alguns alimentos podem gerar queda de produtividade no trabalho? Conheça alguns deles

Está sofrendo com a queda de produtividade no trabalho? O problema pode estar na sua alimentação. Além disso, ter hábitos de vida mais saudáveis são ótimas alternativas para melhorar o desempenho no ambiente de trabalho.

Geralmente as refeições que mais influenciam no desempenho das atividades profissionais são o café da manhã, o almoço e o lanche de tarde. É muito importante que nessas refeições sejam consumidos alimentos saudáveis e que forneçam os nutrientes necessários para o corpo.

No conteúdo de hoje, vamos apresentar alguns alimentos que você precisa evitar ao longo da jornada de trabalho, pois podem prejudicar a sua produtividade. Confira a nossa lista!

3 alimentos que podem gerar queda de produtividade no trabalho

Antes de começar a nossa lista, vamos explicar um pouco sobre os efeitos no corpo dos itens selecionados. Na maior parte dos casos são alimentos ricos em açúcares, que podem se transformar em muita glicose no sangue, gerando o cansaço.

Outra situação comum é serem comidas que geram um esforço muito grande do sistema digestivo, o que recai na queda da disposição.

De maneira bem resumida é isso que acontece. Fique agora com a lista que preparamos.

Café

Começamos a lista com um item bastante polêmico. Sim, o café é uma excelente forma de recarregar as energias durante o dia e também aumentar a disposição. Mas tudo isso apenas se for consumido da maneira correta.

O excesso de cafeína no corpo afeta principalmente o sistema nervoso e causa os efeitos de fadiga física e mental. Outro ponto em que pode ser prejudicial é em relação ao sono,  que é fundamental para uma melhor produtividade no trabalho.

Frituras

As frituras de maneira geral fazem mal ao corpo e ainda podem roubar a sua energia ao longo do dia. Consequentemente isso gera a queda de produtividade no trabalho.

Entre os alimentos mais populares que são consumidos fritos estão os salgadinhos, empanados, batata, entre outros. O uso do óleo faz com que esses itens fiquem gordurosos e percam os seus nutrientes.

Além disso, eles também são mais difíceis de serem digeridos, justamente por causa da gordura. Com o processo de digestão mais lento, o corpo precisa gastar mais energia para terminá-lo, o que acaba gerando cansaço, sonolência e falta de energia.

Doces

Quase todo mundo adora um docinho, mas é preciso lembrar que eles podem ser vilões para o nosso corpo e para o nosso dia a dia.

Alguns itens como o chocolate amargo, por exemplo, são ótimas fontes de energia, mas também precisa ser bem controlado.

Pelos doces serem ricos em açúcar, no primeiro momento eles até podem dar uma sensação de mais energia, mas o que vem em seguida é o cansaço. Isso acontece pois os níveis de glicose no sangue ficam muito altos.

Com isso, o corpo precisa entrar em ação para normalizar os níveis glicêmicos do corpo e proteger o organismo. Como consequência desse processo nossos níveis de energia caem e podem gerar a queda de produtividade no trabalho.

Importância de contar com uma empresa especializada em refeições coletivas

Levando em conta um pouco de tudo que falamos ao longo desse conteúdo, entendendo melhor quais os tipos de alimentos que podem gerar a queda de produtividade no trabalho e as consequências desse tipo de alimentação, já é possível entender porque esse assunto merece atenção nas empresas.

Certamente nenhum gestor quer ter a sua equipe com uma produtividade baixa, pois isso irá afetar diretamente o negócio.

A contratação de uma empresa de refeições coletivas, como a Risotolândia Corporativa, vai muito além de apenas servir a alimentação para os colaboradores.

Existe todo um trabalho por trás, até chegarmos ao que é efetivamente servido. Nesse processo, são desenvolvidos cardápios equilibrados, saudáveis e que possam potencializar o desempenho dos funcionários.

Conhecer esses itens prejudiciais a produtividade é de grande importância e inclusive é preciso conscientizar todos sobre esse assunto.

Nisso, nós também podemos te ajudar, com os nossos programas de incentivo a uma alimentação e hábitos mais saudáveis.

Você já sabia que os alimentos que falamos hoje podiam prejudicar o desempenho profissional? Para conferir algumas dicas sobre como melhor a produtividade acesse o nosso post com dicas para se concentrar durante o dia.

Além disso, se quiser saber mais sobre a relação entre trabalho e alimentação é só acessar o nosso blog.

Risotolândia

Posts Recentes

Conheça 5 alimentos que dão mais energia para estudar

Ter energia para estudar é sempre muito importante e para auxiliar nesse processo os alimentos…

1 semana atrás

Conheça alguns bons hábitos de alimentação que você precisa adotar no trabalho

Manter bons hábitos de alimentação é uma excelente forma de cuidar da saúde, regular o…

1 semana atrás

Conheça 5 alimentos ricos em vitamina D

Você sabe quais alimentos são ricos em vitamina D? Esse nutriente é muito importante para…

2 semanas atrás

3 dicas para cuidar dos colaboradores e da produtividade da sua equipe

Cuidar dos colaboradores também é cuidar da sua empresa. Afinal, eles são os principais responsáveis…

2 semanas atrás

3 ideias de ações para as escolas promoverem a educação alimentar para crianças

Trabalhar a educação alimentar para crianças é um papel que vem ganhando cada vez mais…

3 semanas atrás

Conheça um pouco mais sobre as mudanças no trabalho com a pandemia

As mudanças no ambiente de trabalho com a chegada da pandemia foram inevitáveis. E ainda…

3 semanas atrás