Existem alguns nutrientes que são essenciais durante a vida toda. Outros têm uma importância maior em fases específicas da vida.
A infância é um desses períodos, caracterizada por uma série de necessidades do corpo, principalmente por causa do desenvolvimento constante que está compreendido nela.
Uma alimentação saudável para as crianças significa que elas podem crescer mais fortes e, o mais importante, longe de problemas alimentares e de saúde.
Acompanhe este conteúdo para conferir quais os nutrientes mais importantes para os pequenos e quais alimentos podem fornecê-los.
Um dos fatores mais importantes durante a infância é a variedade. Consumir sempre os mesmos alimentos pode não ser uma boa opção, principalmente se eles não oferecem todos os nutrientes necessários.
A alimentação infantil precisa ter como objetivo manter a imunidade alta, dar energia ao corpo, força e contribuir no desenvolvimento físico e mental.
Partindo deste princípio, confira alguns dos nutrientes essenciais e em quais alimentos eles podem ser encontrados:
Ferro – Carnes vermelhas, beterraba e brócolis.
Zinco – Feijão, leite integral e amendoim.
Vitamina A – Cenoura, ovo e manga.
Vitamina D – Frutos do mar, arroz e manteiga.
Fibras – Lentilha, milho e alface.
Proteína – Carne vermelha e de frango, ovo e soja.
Carboidratos – Banana, batata-doce e maçã.
É importante lembrar que esses são apenas alguns exemplos e que vários alimentos são ricos em mais de um nutriente.
Além disso, quem lida com refeições para crianças precisa estar atento às várias possibilidades de alimentos que existem para inserirmos no cardápio diário e ter sempre em mente que é preciso variar.
Enquanto ingerir uma fruta pode dar mais energia, uma carne pode fortalecer os músculos e o trabalho em conjunto entre elas pode proporcionar um melhor desenvolvimento para os pequenos.
Caso existam dificuldades para que a criança coma, também é necessário buscar alternativas, mas sempre levando em conta a necessidade desses nutrientes essenciais.
Por se tratar de uma fase em que o desenvolvimento é constante, como já falamos antes, as refeições possuem um papel bem relevante.
Para que a evolução e o crescimento ocorram da maneira esperada é preciso que o corpo esteja forte o suficiente para isso. Mas como deixá-lo dessa forma? Se alimentando bem.
Com o organismo recebendo todos os nutrientes que precisa, ele consequentemente irá funcionar da maneira correta.
Funcionando corretamente, a criança terá maiores condições de desenvolver suas atividades diárias, como brincar e estudar, por exemplo.
Além disso, com o corpo fortalecido a tendência é que a imunidade fique alta e dessa forma afaste doenças. Outro ponto em relação a isso é que hábitos mais saudáveis desde os primeiros meses de vida podem ser fundamentais para afastar doenças como a hipertensão, diabetes e a obesidade.
Com isso, fica mais do que claro o quanto é importante ter atenção com a alimentação infantil, sobre quais são os nutrientes essenciais para eles e como montar um cardápio correto.
Quer se aprofundar ainda mais a respeito disso?
Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos que tratam sobre refeições para crianças.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…