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Entenda o que é GPTW e como conseguir o selo para sua empresa

Qualquer um que já está há algum tempo no mundo corporativo já ouviu alguma vez o termo Great Place to Work, seja no site da empresa ou na descrição de uma vaga, não é mesmo? Mas o que é o selo GPTW e qual sua importância?

O certificado de Great Place to Work é um dos mais importantes no campo da gestão empresarial, sendo mundialmente reconhecido por clientes e talentos do mercado.

Neste artigo, vamos te explicar melhor o que é GPTW e como conseguir o selo para sua empresa! Vamos lá?

O que é o selo GPTW?

O termo GPTW é uma sigla para Great Place to Work, que traduzido para o Português significa “bom lugar para trabalhar”.

Criado pelo jornalista Robert Levering nos anos 1980, o selo surgiu a partir de uma proposta da editora de Robert para que ele escrevesse sobre as 100 melhores empresas dos Estados Unidos para se trabalhar.

Desde então, a ideia de um certificado para classificar as empresas se expandiu e hoje o Great Place to Work é mais que um certificado. Atualmente, a organização fornece consultoria empresarial para grandes negócios ao redor do mundo.

A expansão do GPTW também levou a uma análise mais profunda e rigorosa das empresas, além da criação de um ranking anual das melhores empresas do mundo para trabalhar. A primeira lista das Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil foi feita em 1997.

Principais critérios do Great Place to Work

Mas afinal, quais critérios são avaliados pelo ranking da GPTW? Separamos aqui abaixo os principais pontos analisados para conceder o selo de GPTW para uma empresa e classificá-la no ranking.

Pesquisa Trust Index

A pesquisa Trust Index é um questionário anônimo para funcionários que escuta os anseios da classe. Tratam-se de 63 afirmativas, elencadas com a escala Likert que vai de “nunca é verdade” até “sempre é verdade” para analisar as ações da empresa.

As afirmações são divididas em cinco dimensões que compõem a metodologia GPTW de Índice de Confiança (Trust Index). São elas:

  • credibilidade;
  • respeito;
  • imparcialidade;
  • orgulho;
  • camaradagem.

As dimensões ajudam a GPTW a determinar se os colaboradores consideram a empresa um ambiente de trabalho confortável e confiável, se existe confiança na gestão, boa relação com os outros funcionários e se eles gostam do que fazem.

Diversidade e Inclusão

O GPTW também analisa as medidas para promover diversidade no local de trabalho e práticas de equidade em oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A partir do depoimento dos funcionários, eles analisam o sentimento de inclusão e pertencimento.

Saúde mental

O questionário também analisa a situação da saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. Além do depoimento dos funcionários, o GPTW também leva em consideração o apoio psicológico dado à equipe, seja por meio de programas de assistência ao empregado, acesso a psicólogos ou políticas formais voltadas para saúde mental.

Liderança consistente

O GPTW também promove um questionário de Cultura Organizacional (Culture Audit) que analisa as práticas de liderança e gestão de pessoas. A eficácia da liderança e dos processos dentro do setor de recursos humanos é um critério importante para o selo do GPTW.

Experiência do candidato

Além de analisar a experiência dos funcionários, o GPTW também analisa a experiência dos profissionais que se candidataram a vagas na empresa e passaram pelo processo seletivo, sendo escolhidos ou não.

Experiência do cliente

O selo do GPTW não tem a experiência do cliente como um fator principal, visto que ele analisa principalmente a atuação interna da empresa. Contudo, os resultados e as entregas são reflexos da política interna da empresa, portanto podem ser observados na hora da análise.

Transparência e comunicação

A transparência e boa comunicação da empresa são fatores cruciais para a análise feita pela GPTW. Esta análise envolve alguns fatores como:

  • clareza na comunicação de decisões;
  • acesso às informações sobre a empresa e o fluxo de trabalho;
  • diálogo bidirecional entre a liderança e os funcionários;
  • comunicação clara e consistente;
  • transparência nos processos de avaliação e gestão das expectativas;
  • honestidade e integridade;
  • existência de canais anônimos.

Benefícios e programas

A equipe do GPTW também leva em consideração os benefícios e programas oferecidos aos funcionários, pois reconhecem a necessidade de bonificações além do salário para valorizar os colaboradores.

Como conseguir a certificação GPTW?

Para obter a certificação GPTW existem alguns procedimentos necessários. Confira o passo a passo:

  1. Faça um diagnóstico da sua empresa para encontrar pontos de melhoria;
  2. Planeje iniciativas para tornar o ambiente de trabalho mais confortável e garantir o bem-estar dos colaboradores;
  3. Invista em benefícios e bonificações;
  4. Faça questionários internos para entender o clima organizacional;
  5. Acesse o site do GPTW e solicite o questionário Trust Index;
  6. Colete as respostas de no mínimo 70% dos colaboradores;
  7. Envie os resultados para a equipe do GPTW e aguarde os resultados.

Para obter o selo de bom local para trabalhar você deve pontuar pelo menos 70% na avaliação do GPTW, mas isso não significa que você entrará para o ranking, apenas que você foi aprovado para a certificação.

Para ser ranqueada entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, no estado ou no setor, a empresa deve, além de obter a certificação, submeter um resumo de suas práticas de recursos humanos para avaliação.

É um processo mais rigoroso. Em 2022, mais de 4 mil empresas enviaram seus documentos e, enquanto 60% receberam o selo de certificação, apenas 3,75% foram incluídas no ranking nacional.

Para empresas que tem como objetivo receber o certificado de GPTW e entrar no ranking, o investimento no bem-estar e na saúde dos colaboradores deve ser prioridade.

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