Alimentação e inteligência emocional: como as refeições diárias podem impactar na qualidade de vida?

O papel do RH nas empresas contra a crise gerada pela pandemia

O papel do RH dentro das organizações tomou proporções ainda maiores nas últimas semanas devido à pandemia do novo coronavírus.

Empresas têm se reinventado constantemente para adaptar seus modelos de negócio aos tempos de crise.

Ainda mais importante do que manter os negócios em dia, é cuidar de quem faz isso acontecer, os colaboradores. Sem eles uma empresa não é capaz de atingir os resultados que deseja e mais do que nunca conservá-los engajados e motivados é fundamental.

Acompanhe este conteúdo para entender a importância do RH nas empresas neste período e para conhecer algumas ações que podem ser feitas pelo setor para gerir a crise, cuidar dos funcionários e manter a empresa funcionando o mais próximo do normal possível.

Trabalho x Coronavírus

Ainda é difícil analisar todos os impactos que a pandemia irá trazer. Porém, não é preciso muito tempo assistindo a jornais ou navegando na internet para entender que dificilmente alguém irá escapar completamente ileso desta situação.

O mercado econômico e de trabalho brasileiro já não vivia um grande momento antes da chegada da pandemia e agora que esta é uma realidade encontrar as melhores soluções para contornar este cenário é a prioridade.

Diante disso, as empresas têm se movimentado em busca de novos modelos de trabalho que tragam benefícios tanto aos negócios quanto para os funcionários.

E sabe quem irá encontrar esses caminhos para conduzir a situação? O setor de RH das empresas.

A verdade é que pessoas são os grandes ativos de uma empresa e saber como gerenciá-las neste momento é fundamental para que tudo volte a caminhar normalmente o mais breve possível.

Trabalhar neste período certamente não tem sido fácil, seja para aqueles que precisam atuar presencialmente e enfrentam o constante risco de uma contaminação, seja para aqueles que têm trabalhado em casa e podem sofrer consequências como queda de produtividade, estresse, ansiedade e até depressão por falta de contato social.

Seja qual for a situação de trabalho na sua empresa, sem dúvidas mudanças serão necessárias.

Como trouxemos no início do tópico, é difícil analisar todos os possíveis impactos que a situação atual pode gerar, mas talvez essa realmente não seja uma discussão para agora.

O momento sem dúvidas é de cuidar de pessoas e dentro dos ambientes de trabalho esse papel é da área de Recursos Humanos. Cabe a ela entender o momento, encontrar novos caminhos e se reinventar para manter toda a equipe motivada.

O papel do RH na pandemia do novo coronavírus

Mais do que buscar soluções e novos formatos de trabalho, o RH precisa acompanhar de perto toda esta situação. Talvez nunca tenha sido tão necessário que as empresas estivessem tão próximas de seus colaboradores.

Encontrar soluções e novas medidas é sim muito importante, mas também é preciso entender se ela se adapta ao seu negócio. O home office é um ótimo exemplo para essa discussão.

Novos modelos de trabalho

Quais são os cargos que podem desempenhar suas funções remotamente? Os colaboradores têm acesso a uma internet de qualidade para trabalhar assim? A empresa irá disponibilizar computadores ou os funcionários usarão os seus dispositivos pessoais?

Essas, por exemplo, são perguntas básicas para implementar essa medida. Além disso, acompanhar se essa estratégia tem funcionado também não pode ser deixada de lado.

É importante entender se o desempenho se manteve o mesmo, como o colaborador está se sentindo com esse formato, se encontrou dificuldades, como ele tem se avaliado trabalhando dessa forma e vários outros fatores que tenham relação tanto pessoal quanto profissional com esta nova rotina.

O home office é apenas uma solução que está em alta no momento, mas vamos reforçar mais uma vez que o essencial agora é cuidar de quem faz parte da empresa.

Papel do RH no cuidado com os colaboradores

É fundamental que o gestor de RH tenha contato frequente com a equipe e busque entender como eles estão se sentindo.

Conteúdos interessantes para serem produzidos pelo setor nesta fase são dicas de exercícios para fazer em casa, como relaxar a mente, como se organizar para trabalhar em casa e alimentação ideal para se manter saudável, por exemplo.

Um contato ainda mais próximo pode ser feito com o envio de algum produto, como um chocolate e uma carta da empresas dizendo que está ao lado do funcionário neste momento, um kit com uma máscara e uma garrafinha de álcool em gel… enfim, vale usar a criatividade para se relacionar com a equipe.

Perguntar como eles estão se sentindo neste momento também é algo ainda mais simples, mas que pode realmente fazer a diferença e mostrar a importância do colaborador para a empresa.

Se ações como essas forem feitas pelo time de RH sem dúvidas o engajamento e a motivação da equipe pode continuar a mesma que era antes de toda esta situação atual começar.

O papel deste setor nas empresas agora é mais importante do que nunca, basta encontrar soluções criativas, motivadoras e inspiradoras. Dessa forma sem dúvidas a empresa irá superar este momento de uma maneira mais leve, cuidando de quem faz parte dela e tornando possível que as atividades diárias sejam executados como sempre.

É importante ressaltar também que, apesar das dificuldades, esta fase pode ensinar muito para as empresas, inclusive mostrando novos rumos de trabalho e soluções para uma organização ainda melhor.

Uma das referências para este conteúdo foi uma publicação da Fundação Dom Cabral, acesse o post para conferir o estudo de especialistas sobre as novas relações entre as organizações e os trabalhadores

Leia também: Os múltiplos papéis do gestor de RH

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.