Prevenção contra acidentes de trabalho – pratique!
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2021 houve um aumento de 30% em relação aos índices de acidentes de trabalho em relação a 2020. Isso significa que ocorreram mais de 571 mil acidentes e mais de 2400 fatalidades. Nesse sentido, a análise desses dados faz considerar a importância do Dia da Prevenção Contra Acidentes de Trabalho, que é marcada no dia 27 de julho.
Em suma, nos últimos dez anos, o INSS concedeu mais de 2,5 milhões de benefícios previdenciários para acidentes. Além disso, houve o registro de mais de 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) neste período. Hoje, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de acidentes de trabalho.
Diante de dados alarmantes e para marcar a data, preparamos o artigo de hoje. Aqui, discorremos sobre algumas ações que auxiliam na prevenção contra acidentes de trabalho. Confira!
Use os equipamentos de segurança (EPI’s)
A melhor maneira de realizar a prevenção de acidentes de trabalho é utilizar corretamente os equipamentos de segurança. Para isso, é fundamental uma boa capacitação sobre os uniformes e proteções básicas para uso cotidiano.
Não deixe de informar sobre acidentes imediatamente
A princípio, o ideal é evitar ao máximo a ocorrência de acidentes. Contudo, se não for possível realizar a prevenção e um problema acontecer, registre imediatamente. Isso é necessário para que, antes de tudo, sua saúde esteja assegurada.
Além disso, essa comunicação ajuda a verificar falhas em alguma operação ou máquina. Dessa forma, é possível realizar a prevenção de acidentes futuros.
Muito cuidado com máquinas e ferramentas
Apesar de termos acesso a uma tecnologia avançada, em que há muitos recursos automatizados e funções de segurança, ainda é ideal ter muita atenção. Afinal, máquinas e ferramentas não possuem autonomia e não é incomum que ocorram falhas mecânicas. E isso pode ser um risco para a prevenção de acidentes no trabalho.
Portanto, não deixe de inspecionar o funcionamento de seus maquinários e solicite a revisão e aquisição de peças ou ferramentas faltantes.
Faça um bom gerenciamento do tempo
A prevenção de acidentes também diz respeito a uma boa gestão de tempo. Isso significa que se deve evitar desenvolver atividades de risco sob pressão, porque isso pode causar erros. A falta de atenção somada à pressa não é uma combinação ideal para profissionais que lidam com maquinários pesados e ferramentas. Além dos riscos, você pode entregar um trabalho de baixa qualidade.
Evite realizar tarefas que não está habituado(a)
Todo trabalho exige um mínimo de experiência. Especialmente, atividades que envolvam riscos e exigam uma boa qualificação. Nesse sentido, não se aventure em novas funções sem antes estar devidamente capacitado para tal. Atente-se para todos os procedimentos de segurança exigidos por essa função. Afinal, a segurança deve vir em primeiro lugar!
Se você gostou deste post sobre a prevenção contra acidentes de trabalho, não deixe de conferir outros conteúdos interessantes no blog da Risotolândia!