Saiba como readaptar sua empresa ao trabalho presencial
Não é novidade que a pandemia do novo Coronavírus impôs uma série de mudanças na rotina das pessoas em todo o mundo. Além de impactar a vida social, as empresas também precisaram se adaptar e as atividades remotas se tornaram uma realidade. No entanto, os últimos meses têm sido de grandes avanços na vacinação em todo o país. Por isso, as organizações estão dando os primeiros passos na retomada do trabalho presencial, com suas equipes novamente alocadas na sede de cada instituição.
Uma empresa californiana de consultoria organizacional chamada Korn Ferry divulgou uma pesquisa na qual 70% dos profissionais entrevistados revelaram que a retomada às atividades presenciais será “estranha”, prevendo a dificuldade de adaptação. Afinal, foram longos meses de home office e uma rotina longe das interações sociais. Ainda de acordo com a pesquisa, 55% dos trabalhadores disseram ficar estressados com essa possibilidade e, inclusive, avaliam conversar com seus empregadores e solicitar a permanência na modalidade remota.
É preciso entender que todo tipo de adaptação pode gerar medo e insegurança, afinal, a necessidade de mudar a rotina e sair da atual zona de conforto é uma fonte de estresse para muitas pessoas. Por isso, atividades de readaptação precisam ser consideradas pelos gestores a fim de contribuir para uma retomada saudável e tranquila para todos os colaboradores.
Quais os benefícios do trabalho presencial?
A retomada do trabalho presencial influencia em diferentes aspectos da rotina, mas a verdade é que essa modalidade traz muitos benefícios para o trabalhador. Entre as principais vantagens está a possibilidade de separar vida pessoal e profissional – aspecto que acabou se perdendo durante a pandemia. Dessa forma, o trabalho pode se concentrar na empresa, deixando a casa como um refúgio de tranquilidade e descanso, como era antigamente.
A junção de trabalho e casa impactou no bem-estar dos profissionais no último ano. Ao passo que a produtividade cresceu, a qualidade de vida diminuiu e isso se deve, em grande parte, à dificuldade em controlar horários e delimitar vida pessoal e profissional. Sendo assim, voltar ao trabalho presencial pode ser uma alternativa eficiente para rever o bem-estar que aos poucos foi sendo deixado de lado.
Leia também: Alimentação: o bem-estar e qualidade de vida de seus colaboradores
Como sua empresa pode investir na readaptação de equipes?
Como falamos acima, a volta às atividades presenciais é um momento delicado, que requer o máximo de cuidado e atenção. Para tornar este momento o mais natural e agradável possível, as empresas podem investir em ações que visam uma melhor adaptação, proporcionando segurança e tranquilidade para seus colaboradores. Confira:
- Oferecer a possibilidade de retorno gradual
- Conversar com cada funcionário a fim de compreender sua realidade
- Manutenção do home office para trabalhadores do grupo de risco
- Oferecer ambientes agradáveis e ventilados
- Disponibilizar álcool em gel nas dependências da empresa
- Manter o local sempre limpo e higienizado
- Aferição da temperatura diariamente, com horários flexíveis
- Flexibilizar horários e turnos, a fim de evitar aglomerações na empresa
- Organizar escalas para as refeições, intervalos e outras pausas
- Oferecer um espaço de descontaminação, limpeza de calçados, bolsas e mochilas
- Disponibilizar máscaras para os funcionários
O momento atual pede a colaboração de todos, a fim de proporcionar uma retomada saudável, tranquila e segura para todos os colaboradores. Para ficar por dentro de mais conteúdos sobre o universo corporativo, acesse o blog do Grupo Risotolândia.