Trabalho remoto, home office, modelos híbridos de trabalho e vários outros nomes têm sido presença constante nas discussões dentro do mercado empresarial. Com a chegada da pandemia este assunto ganhou muita força, visto que era uma grande necessidade devido ao isolamento social.
Essas foram as soluções encontradas por muitas empresas para seguir as atividades diárias o mais próximo da normalidade possível. Sempre prezando pela segurança e saúde de seus colaboradores neste momento que vivemos.
Para a maioria das empresas esse modelo é novo e ainda existem muitas dúvidas sobre nomenclaturas e como tudo isso funciona. A seguir vamos tentar responder algumas delas. Acompanhe!
Em um resumo geral de tudo que vamos abordar, podemos falar que um ponto em comum entre todos esses modelos de trabalho é sair do escritório para trabalhar. Às vezes de maneira total e às vezes de maneira periódica, mas sem aquele modelo tradicional de passar 40h semanais dentro de uma sede.
É justamente quando se trata dessa periodicidade que as diferenças começam a aparecer e precisamos analisar um pouco mais a fundo cada modelo existente. Além destes que você já conferiu no título, trabalho remoto e home office, temos alguns outros que também apresentam suas particularidades.
Sonho para alguns e pesadelo para outros, assim como em qualquer outro tema existem aqueles que defendem fortemente os modelos alternativos de trabalho e outros que não acreditam que eles possam entregar os mesmos resultados de um formato tradicional.
O grande ponto em relação a isso na verdade nem são as empresas, mas sim o próprio colaborador e suas habilidades. Enquanto uns conseguem render igual ou até mais trabalhando fora do escritório, outros têm dificuldades de concentração e até mesmo solidão por não ter contato com os colegas.
Um outro ponto e talvez um dos mais importantes é a questão de estrutura. Dentro de uma empresa podemos ter realidades de vida totalmente diferentes. Enquanto um profissional pode ter um escritório em casa ou alugar uma sala em um coworking, outro terá que trabalhar de maneira improvisada na mesa da sala.
Diversos aspectos precisam ser levados em consideração para que uma decisão seja tomada e cabe a cada empresa entender sua realidade. A melhor solução é ouvir a opinião de todos para chegar a uma conclusão definitiva.
Antes de definir um pouco melhor esses métodos, também é importante lembrar que nem todas as atividades podem ser adaptadas a eles. Para escolher entre um ou outro é preciso analisar as possibilidades que oferecem e o segmento de atuação da sua empresa.
Vamos começar pela grande diferença entre eles. Enquanto o trabalho remoto não possui limitações de espaço, o home office é caracterizado pelo trabalho dentro de casa.
No modelo de trabalho remoto podemos dizer que o colaborador tem a liberdade de escolher o local onde se sente mais produtivo para realizar suas atividades. Seja em casa ou em uma cafeteria, por exemplo.
Outro fator que os diferencia é a questão de periodicidade. No home office o trabalho pode ser 100% de casa, mas também pode ser somente em alguns dias da semana. Por exemplo, trabalhar três dias em home office e dois no escritório.
Já no trabalho remoto o funcionário está constantemente a distância, podendo, é claro, ter momentos na sede da empresa, mas em pequenos períodos.
Seja qual for o melhor método para a sua empresa é necessário ter em mente que você precisa contribuir com condições mínimas de trabalho para que o colaborador consiga desempenhar as atividades dele.
Além disso, caso seja decidido adotar esses formatos mesmo após a pandemia, é preciso que os gestores de RH também avaliem se os candidatos têm o perfil para trabalhar dessa forma.
Agora esse assunto ficou um pouco mais claro para você? Existem outros pontos que também podem ser analisados mais a fundo e devem ser estudados antes de definições mais concretas.
Aproveite para também conferir nosso outro conteúdo sobre como aumentar a produtividade no home office e acesse nosso blog para mais materiais sobre trabalho, produtividade e gestão.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…