As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que muitos pais e responsáveis podem ter. Mas junto com esse sentimento, vem o medo e a incerteza. Por isso, conhecer as fases do desenvolvimento infantil pode auxiliar os adultos nesse período tão delicado com maior tranquilidade.

Afinal, estamos falando de um processo complexo, que envolve uma série de transformações físicas, emocionais e cognitivas.

O tema foi criado e abordado pelo psicólogo Jean Piaget, que separou as fases do desenvolvimento infantil em 4 etapas: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Abaixo, falamos um pouco mais sobre essas fases e como os pais e responsáveis podem ajudar e estimular o desenvolvimento dos seus filhos.

Sensório-motor – dos 0 aos 2 anos

A primeira fase do desenvolvimento infantil ocorre entre os dois primeiros anos de vida. Nessa etapa a criança começa a entender sobre os seus sentidos e a ter consciência sobre suas habilidades motoras básicas. Ou seja, é durante essa fase que elas passam a explorar o mundo utilizando seus 5 sentidos e com os seus movimentos corporais.

Em suma, é aqui que as crianças passam a entender que se estenderem os bracinhos, conseguem alcançar seus brinquedos e se abrirem a mão enquanto o seguram, ele cairá.

Além disso, é nessa fase, que também começam a desenvolver a linguagem básica e as habilidades sociais. Passando, ainda, a formar fortes ligações emocionais com os seus responsáveis.

Entre as principais atividades indicadas para essa fase estão aquelas que estimulam os movimentos e o uso dos sentidos, como brincadeiras envolvendo música e o uso de instrumentos.

Pré-operatório – dos 2 aos 7 anos

A segunda fase do desenvolvimento infantil é o pré-operatório que geralmente ocorre dos 2 aos 7 anos. Aqui, a criança passa a ter o domínio da linguagem e da sua cognição, passando a conseguir criar imagens na sua mente e a imaginação sendo extremamente ativa.

Além disso, as crianças passam a desenvolver o seu egocentrismo, achando que tudo acontece por causa delas. Como resultado, acabam não dando importância e atenção para o que é falado.

Nessa fase, a imaginação e criatividade das crianças estão no seu auge, por isso histórias e brincadeiras de faz de conta, bem como o artesanato e a pintura são ótimos estímulos para o desenvolvimento infantil.

Operatório concreto – dos 7 aos 12 anos

Dos 7 aos 12 anos a criança se encontra na fase operatória concreta, em que passa a desenvolver as suas habilidades logísticas e sociais mais complexas.

Assim, as crianças nessa fase começam a desenvolver a capacidade de pensar de forma mais abstrata e lógica, começando a ter uma compreensão mais profunda de si mesmas e do mundo ao seu redor. Além disso, elas também começam a formar amizades mais fortes, compreendendo as complexidades das relações sociais e passando a exercitar a empatia.

Durante essa idade é muito importante que pais e responsáveis incentivem o desenvolvimento cognitivo das crianças. Seja por meio de jogos ou com o uso de números.

Operatório formal – a partir dos 12 anos

Do início da pré-adolescência até o final da adolescência aos 18 anos, a criança se encontra na fase operatória formal. A partir dessa idade, hipóteses elaboradas a partir de pensamentos mais lógicos e também abstratos passam a ser trabalhadas.

É durante essa fase que as crianças passam pela puberdade, que envolve mudanças físicas rápidas. Ainda, a adolescência também é um período de desenvolvimento emocional e social intensos. Sendo nesse momento em que os adolescentes começam a desenvolver a sua identidade e a buscar uma maior independência.

A adolescência pode ser uma das frases mais complexas no processo de desenvolvimento infantil. Dessa forma, é importante estimular que as crianças desenvolvam a sua autonomia e sua personalidade própria, deixando com que explorem as atividades que gostem e que expressem seus sentimentos livremente.

Cada fase do desenvolvimento infantil tem as suas próprias características e desafios únicos. Por isso, entender essas diferenças pode ajudar os pais, responsáveis e educadores a apoiar o desenvolvimento saudável das nossas crianças.

Esperamos que você tenha gostado desse post sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil!

Agora, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.

Não deixe de nos acompanhar e compartilhar com seus amigos!

Até a próxima!

Grupo Risotolândia

O Grupo Risotolândia possui 70 anos de dedicação e compromisso com a qualidade e inovação em soluções de refeições coletivas para escolas, empresas e hospitais.

Responsabilidade e expertise que nos permite preparar e levar alimentação saudável e saborosa para mais de 550 mil brasileiros e brasileiras diariamente.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato com um de nossos especialistas!

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás

Como evitar a contaminação cruzada de alimentos na cozinha?

A contaminação cruzada de alimentos é um perigo que pode causar grandes riscos à nossa…

3 meses atrás