Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das nossas habilidades. Você já deve ter ouvido aquele ditado: somos aquilo que comemos, não é mesmo? E ele de fato está correto, pois determinados grupos alimentares podem beneficiar, e muito, o nosso cérebro. Conhecidos como brain foods, esses alimentos contêm nutrientes responsáveis por aumentar a nossa capacidade de memória e concentração.

Então, se quer melhorar a sua alimentação e entender como o que você consome pode te ajudar a estudar e a desenvolver novas habilidades, continue conosco nessa leitura!

Entendendo o que são os brain food!

Os brain food são alimentos riquíssimos em nutrientes e compostos antioxidantes que ajudam a proteger o cérebro, a fornecer energia e a potencializar a cognição. Como resultado, em conjunto com uma boa rotina de sono e hidratação adequada, torna-se possível aumentar a capacidade intelectual.

Sendo assim, há maior concentração para estudo e prática de atividades e tarefas que precisam de foco total para serem realizadas. Além de aumentar a retenção daquilo que está sendo aprendido.

E quais são os alimentos considerados como brain foods?

Peixes

Peixes gordurosos, como o salmão, a sardinha e o atum, são ricos em ácidos graxos ômega 3, uma substância essencial para a saúde do cérebro. Dessa forma, ajudando com a memória e prevenindo possíveis doenças cerebrais.

Ovos

Os ovos possuem vitaminas do complexo B em sua composição, em principal as vitaminas B6, B12 e B9, que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Tendo a vitamina B12 como foco, ela é importantíssima para o funcionamento da memória e do nosso raciocínio lógico.

Chocolate amargo

O cacau possui uma quantidade considerável de flavonóides, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Nesse sentido, os chocolates amargos, por possuírem uma maior quantidade de cacau puro em sua composição, conseguem preservar seus benefícios.

Assim, o chocolate é um ótimo aliado para quem quer melhorar a sua saúde cerebral e a diminuir o seu cansaço mental.

Frutas vermelhas

Amoras, framboesas, mirtilos e morangos são algumas das frutas que fazem parte dessa categoria. E o consumo dessas frutas vermelhas é essencial pois elas são ricas em antocianinas, que  atuam diretamente na nossa capacidade de aprendizado e na memória.

Nozes

As nozes fazem parte do grupo alimentar das oleaginosas, que são uma ótima fonte de antioxidantes e de vitamina E para a nossa saúde. Como resultado, esses nutrientes são responsáveis por proteger nossas células cerebrais de danos causados pelo estresse e por radicais livres.

Vegetais verdes escuros

Vegetais verdes escuros como brócolis, espinafre, couve bandeira e kale, são poderosas fontes de vitamina K, nutriente responsável por ajudar a aprimorar a saúde cerebral e retardar o envelhecimento precoce das células.

Cúrcuma

Por fim, mas não menos importante, a cúrcuma é uma raiz que tem como principais benefícios às suas ações antioxidantes que estimulam a função cerebral, auxiliando na manutenção dos neurônios. Além disso, a curcumina, o ingrediente ativo na cúrcuma, possui grande influência no aumento da atenção e na capacidade de memorização.

Agora que sabemos quais são os brain foods, como eles podem melhorar nossas habilidades?

Esses alimentos promovem a saúde geral do cérebro, melhorando as funções cognitivas, como memória e concentração. Eles fornecem os nutrientes necessários para o cérebro funcionar corretamente e protegem as células cerebrais dos danos de radicais livres.

Além disso, a ingestão regular desses alimentos pode melhorar a comunicação entre as células cerebrais, o que por sua vez melhora as habilidades de resolução de problemas.

Nesse contexto é muito importante possuir uma alimentação balanceada, rica em minerais e vitaminas. Mas, em principal, consumindo os brain foods ao menos 3 vezes na semana para que seu corpo comece a absorver seus benefícios.

Esperamos que você tenha gostado desse post sobre os brain foods!

Agora, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.

Não deixe de nos acompanhar e compartilhar com seus amigos!

Até a próxima!

Grupo Risotolândia

O Grupo Risotolândia possui 70 anos de dedicação e compromisso com a qualidade e inovação em soluções de refeições coletivas para escolas, empresas e hospitais.

Responsabilidade e expertise que nos permite preparar e levar alimentação saudável e saborosa para mais de 550 mil brasileiros e brasileiras diariamente.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato com um de nossos especialistas!

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás

Como evitar a contaminação cruzada de alimentos na cozinha?

A contaminação cruzada de alimentos é um perigo que pode causar grandes riscos à nossa…

3 meses atrás