Na alimentação infantil é preciso levar em consideração que os alimentos que compõem as refeições diárias terão um impacto direto no desenvolvimento das crianças.
Consumir e evitar alguns alimentos pode fazer toda a diferença para uma vida mais saudável, duradoura e principalmente prevenir contra doenças crônicas.
Sabemos que muitas vezes não é uma tarefa fácil criar um cardápio variado, que possua todas os nutrientes e que agrade totalmente as crianças.
Por isso, é importante trabalhar com elas desde cedo a importância do que comemos e aos poucos ir inserindo alimentos de qualidade no cardápio diário.
Ao mesmo tempo, existem aqueles que precisam ser evitados em busca de uma vida mais saudável e é sobre eles que iremos comentar neste conteúdo, confira.
Além de saber o que evitar é importante que pais, responsáveis e até mesmo as crianças entendam porque é recomendado não consumir certos alimentos e os benefícios que pode ter em decorrência disso.
Em primeiro lugar está a prevenção de doenças. A obesidade infantil tem crescido no país e além de ser um doença que pode prejudicar o desenvolvimento da criança, também pode gerar outras complicações para o futuro como a diabetes e a hipertensão.
Além disso, refeições ruins podem comprometer o funcionamento do corpo e do cérebro, ocasionando queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizagem, falta de energia e mau humor, por exemplo.
Citamos apenas alguns problemas, mas se você perceber eles já causaram impactos físicos, sociais, comportamentais e psicológicos, o que não é pouco.
Em contrapartida, refeições de qualidade podem ocasionar justamente o contrário desses problemas. É claro que explicar para uma criança pode não surtir efeito algum, por isso é importante trabalhar essa conscientização de maneira lúdica e em vários momentos da infância.
É importante que os cuidados já comecem no período de amamentação, depois continuem dentro da primeira infância e assim por diante, para que quando ele chegue na adolescência e juventude já possua hábitos mais saudáveis de alimentação.
Além de evitar certos alimentos, é preciso também ter cuidado com a forma como é tratada a alimentação infantil.
É muito comum vermos a alimentação como “prêmio” por bom comportamento, por exemplo. Ou então, forçar a criança a consumir frutas e legumes que ela não gosta.
Mais importante do que qualquer outra coisa é que a criança goste do que ela está consumindo. Os benefícios de consumir aqui precisam vir como consequência e não podem ser vistos como uma obrigação.
Por isso, é preciso ter cuidado na forma como é oferecida a alimentação, variar os cardápios para entender os gostos da criança e tentar receitas diferentes, por exemplo.
Mas e o que precisa ser evitado? No topo desta lista estão os alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, balas, chicletes, e chocolates.
Além deles, os fast foods, frituras, alimentos gordurosos e embutidos, como salsichas, também precisam ser evitados.
A principal razão para não ingerir esses alimentos é a baixa presença de nutrientes que fazem bem ao corpo e o excesso de alguns que podem fazer mal ao desenvolvimento.
Evitar o consumo deles sem dúvidas pode proporcionar uma vida mais saudável, livre de doenças, melhor desempenho escolar e desenvolvimento físico e mental.
A alimentação infantil depende muito dos hábitos dos pais ou responsáveis. É importante que esse cuidado com as refeições já parta deles, assim a tendência é que a criança seja apresentada a alimentos mais nutritivos.
Porém, eles não os únicos que podem contribuir na melhora da alimentação. A escola também tem um papel bem importante neste cenário.
Primeiro ao oferecer opções saudáveis de alimentos em suas cantinas e restaurantes. E segundo trabalhando a educação alimentar, já que tem nas mãos a oportunidade de tornar essa conscientização mais lúdica e divertida para os pequenos.
Para ajudar neste trabalho, você pode contar com o apoio da Risotolândia Refeições Escolares. Além de oferecer refeições nutritivas e de qualidade para os alunos, a empresa também desenvolve projetos dedicados a promover uma alimentação saudável.
Clique aqui e conheça o que já tem sido realizado.
Este trabalho em conjunto de escolas, restaurantes escolares, pais e responsáveis sem dúvidas pode contribuir para um melhor desenvolvimento das crianças e também na melhora na qualidade de vida deles.
Quer saber mais sobre como é desenvolvido este trabalho sobre alimentação nas escolas? Acesse o site da Risotolândia e confira.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…