Alimentação para diabéticos: dicas para um cardápio nutritivo e saboroso
A alimentação para diabéticos merece um cuidado a mais, pois pode ter um impacto muito positivo no tratamento se for feita corretamente. Em contrapartida, ingerir certos tipos de alimentos pode contribuir para o agravamento da doença.
Na realidade os cuidados com as refeições é inclusive uma das primeiras formas de se prevenir contra a diabetes.
Como principal característica do tratamento temos uma alimentação balanceada com diminuição na ingestão de alimentos com grande concentração de carboidratos e também de açúcar.
Confira este conteúdo para conhecer mais sobre as refeições ideais para pacientes diabéticos e também o que precisa ser evitado.
Como criar uma rotina de alimentação para diabéticos
Quando o paciente é diagnosticado com diabetes é certo que ele irá precisar aliar um tratamento com medicamentos e uma alimentação mais saudável.
Essa doença é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue, então quanto à alimentação para os portadores, a principal recomendação é evitar o consumo de alimentos que aumentem os índices glicêmicos.
Os principais vilões são aqueles ricos em gorduras, carboidratos, sal e açúcar como chocolates, bolos, geleias, comidas e sucos industrializados, frituras em geral, bebidas alcoólicas, refrigerantes, pães. É preciso ter cuidado até mesmo com algumas frutas.
Essa mudança nos hábitos alimentares deve ser feita de maneira gradual e o paciente também precisa começar a conhecer quais os alimentos que são ricos nestes ingredientes que podem lhe fazer mal.
Com tudo isso bem definido, podemos dar o próximo passo no tratamento que é o desenvolvimento do plano alimentar.
A partir de agora, alguns itens serão indispensáveis para as refeições. Entre eles estão grãos integrais, legumes, frutas sempre consumidas da maneira correta, gorduras boas, leite e seus derivados e carnes.
Mesmo nestes grupos de alimentos é preciso evitar algumas coisas sempre levando em consideração os vilões: gorduras, carboidratos, sal e açúcar.
A seguir iremos dar algumas dicas de alimentos importantes no cardápio para diabéticos.
Dicas de alimentos para pacientes diabéticos
O tratamento ideal para estes pacientes é a união de boas refeições, medicação e prática de atividades físicas. Esses três sem dúvidas são grandes aliados e precisam ser feitos corretamente todos os dias.
Na alimentação talvez esteja a principal dificuldade, pois serão necessárias mudanças de hábitos e até mesmo maiores restrições em alguns tipos de alimentos. Confira a lista com algumas opções importantes para serem inseridas na alimentação para diabéticos.
– Canela;
– Maçã;
– Arroz e macarrão integral;
– Aveia;
– Brócolis;
– Grãos integrais;
– Feijão;
– Abacate.
O mais importante é que as refeições sejam balanceadas e que alguns alimentos evitados. Para isso, é fundamental o acompanhamento nutricional por parte do paciente.
Nos hospitais, os nutricionistas também têm um papel importante para os primeiros passos na reeducação alimentar após a descoberta da doença.
Além disso, a diabetes tem se tornado uma doença cada vez mais comum no Brasil, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, de 2006 a 2016 houve um crescimento de 61% nos casos. Devido a isso, se faz necessário que as instituições de saúde também possam fornecer refeições especiais para esses pacientes, se forem necessários períodos de internamento.
Neste sentido, os hospitais podem contar com uma empresa parceira como a Risotolândia Saúde, que conta com uma equipe completa de especialistas em alimentação e um cardápio nutritivo e saboroso para todos os tipos de pacientes, principalmente porque as refeições de qualidade são fundamentais para o tratamento de diversas doenças.
Se tiver mais interesse em conhecer sobre serviços de alimentação para a área da saúde agende uma reunião com a equipe da Risotolândia.