Alimentação e inteligência emocional: como as refeições diárias podem impactar na qualidade de vida?

Como estimular o consumo de frutas e verduras para crianças

Estimular o consumo de frutas verduras para crianças é algo que certamente passa pela cabeça de muitos pais. Afinal, esses alimentos têm uma alta quantidade de nutrientes e são essenciais para o desenvolvimento infantil.

O problema  é que nem toda  criança é fã desse tipo de  alimento, por isso, é preciso encontrar formas de estimular o consumo. Neste sentido, a escola também tem um papel importante.

Primeiro por ter a oportunidade de trabalhar a educação alimentar, que pode ensinar aos pequenos a importância desses alimentos, os benefícios e também estimular a inserção deles nas refeições. Além disso, as escolas que oferecem refeições para os alunos têm a chance de um reforço extra nesta questão, mostrando na prática.

É sobre a alimentação infantil que iremos tratar no conteúdo de hoje. Acompanhe!

A importância de consumir frutas e verduras para crianças 

Como foi comentado no início do conteúdo, o grande benefício das frutas e verduras é a alta concentração de nutrientes presentes nelas.

O desenvolvimento infantil é uma fase muito importante para todos e o cuidado nesta etapa é fundamental para uma boa qualidade de vida ao longo dos anos.

Uma má alimentação neste período pode desenvolver doenças crônicas, como a diabetes, por  exemplo. As frutas são aliadas nesse sentido, fornecendo os açúcares necessários para o corpo e também outros nutrientes de qualidade. 

Outra questão importante que pode ser evitada com uma alimentação balanceada é a obesidade infantil. Nesse ponto, as frutas e principalmente as verduras aparecem como opções de baixa caloria e altos níveis de saciedade.

Estes alimentos aliados a outros dentro de uma dieta balanceada certamente podem contribuir no melhor desenvolvimento para as crianças, o que é o principal motivo para inserir diferentes tipo de alimentos nas refeições diárias durante a infância.

Apesar de algumas vezes ser necessário lidar com a recusa, é importante trabalhar formas de estimular o consumo. Além disso, também é preciso tentar diferentes estratégias para que as crianças comecem a aceitar mais naturalmente a presença desses ingredientes nos pratos oferecidos, e é sobre isso que iremos tratar a seguir.

 Estímulo no consumo de alimentos que fazem bem à saúde

Sabendo que as frutas e verduras são alimentos importantes para as crianças, sem dúvidas é necessário encontrar caminhos para que façam parte da rotina alimentar dos pequenos.

Algumas práticas são simples e outras podem exigir um pouco mais, mas é fundamental o trabalho em conjunto da escola com os responsáveis pelas crianças.

Com os esforços de ambos, certamente será mais fácil que elas entendam principalmente a importância do consumo destes alimentos.

A primeira dica é sempre ter algumas opções de frutas ou vegetais disponíveis para o consumo.

Outra ação bem bacana é os responsáveis levarem as crianças para comprar esses produtos no supermercado. Na escola, uma opção é criar uma horta para tornar as atividades sobre alimentação mais interessantes e interativas.

Além disso, colocar as crianças para ajudar na produção das receitas também pode ser uma experiência atrativa, claro que tomando todos os cuidados necessários na cozinha.

Cuidar mais do aspecto mais visual do prato também pode ser bem interessante. Uma aparência mais bonita chama a atenção da criança e estimula o consumo. 

Em relação à aparência dos alimentos, uma pesquisa realizada pela Universidade Deakin com 72 crianças revelou um fato interessante aos pais e educadores. Divididas em 2 grupos, em que um deles recebeu 500 gramas de cenouras picadas e o outro a mesma quantidade mas inteiras, as crianças que estavam diante dos legumes sem corte consumiram 10% a mais que as outras.

Esse dado certamente reforça que é importante testar novas formas de oferecer os alimentos para os pequenos.

Bem interessante, não é mesmo? Para conferir mais conteúdos sobre a importância das refeições para crianças e escolares confira outras conteúdos do nosso blog clicando aqui.

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.