Se você tem contato com a área de RH ou passou por um processo seletivo recente, muito provavelmente já se deparou com termos como hard, soft e, recentemente falada, green skills, não é mesmo?
As chamadas competências, técnicas e comportamentais, desempenham um papel muito importante no nosso dia a dia profissional. Tanto para a realização de tarefas, como para relacionar-se e gerir conflitos com colegas, fornecedores, parceiros e clientes.
Se você se interessou e quer saber mais sobre as hard, soft e green skills, te convidamos a continuar essa leitura com a gente. Então se aconchegue, pegue uma xícara de café e vamos lá!
Primeiramente, vamos falar sobre as Hard Skills, termo usado para se referir às habilidades ou competências técnicas de um profissional. Ou seja, aqui falamos de habilidades que não são inatas à pessoa, mas aquelas que podem ser adquiridas e aprendidas através de cursos, treinamentos, capacitações e com os anos de experiência.
Em suma, trata-se do conhecimento específico de uma profissão ou áreas e podem ser medidas e comprovadas através de diplomas, certificados, portfólios e testes. Como resultado, as hard skills são essenciais para que o profissional consiga desempenhar as suas atividades com eficiência.
Já as Soft Skills são as habilidades pessoais, relacionadas à sua personalidade e à forma como você se relaciona com outras pessoas, são inatas. Tendo grande peso no meio profissional, pois está diretamente relacionada a habilidades de comunicação, empatia, liderança, trabalho em equipe, resolução de conflitos, entre outras. Em outras palavras, aqui falamos muito sobre a inteligência emocional.
Por último, mas não menos importante, temos as Green Skills, ou habilidades verdes, termo relativamente novo, que se refere às competências relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. Dessa forma, as green skills podem incluir conhecimentos sobre eficiência energética, gestão de resíduos, conservação de água, entre outros.
Agora que você já sabe o que são as hard, soft e green skills, você pode estar se perguntando: como posso desenvolver essas habilidades? E a resposta é: de várias maneiras!
Para as hard skills, como já mencionamos, você pode procurar por cursos, treinamentos e outras formas de educação formal. Além disso, a prática é uma excelente maneira de aprimorar suas habilidades técnicas.
Enquanto que, voltado para as soft skills, o processo é mais diferenciado. Diretamente ligada à cultura organizacional de uma empresa, é possível que gestores ajudem seus colaboradores a desenvolverem suas soft skills por meio de feedbacks contínuos, momentos de imersão e com palestras e workshops internos. Dessa forma, é possível criar situações que desafiem as habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe, etc.
As green skills podem ser desenvolvidas da mesma forma que as hard skills, porém com a busca de treinamentos e cursos mais específicos.
Esperamos que você tenha gostado desse post sobre as hard, soft e green skills!
Agora que você já sabe tudo sobre o mundo das competências, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.
Não deixe de nos acompanhar e compartilhar com seus amigos!
Até a próxima!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…