Rótulos dos Alimentos: tudo que você precisa saber

Investir em uma alimentação equilibrada e nutritiva é essencial para se ter uma vida saudável e com melhor qualidade. E uma das principais formas de garantir o consumo das devidas vitaminas e minerais, é a atenção e cuidado com a leitura dos rótulos dos alimentos.

Leia mais sobre em: Como fazer escolhas saudáveis no mercado?

Afinal, os rótulos contêm informações cruciais, principalmente para quem tem alergia, intolerância ou alguma restrição alimentar. Ou para quem busca apenas deseja checar a validade para melhor aproveitamento do alimento.

No entanto, muitas vezes ignoramos essas informações e não damos a devida importância por não sabermos como as ler corretamente. Quem nunca ficou perdido olhando para uma tabela nutricional, sem entender aqueles números, não é mesmo?

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre os rótulos dos alimentos, te ajudando a atender as suas informações para fazer escolhas mais conscientes no mercado. Continue conosco nessa leitura e conheça cada detalhe dos rótulos!

A importância dos rótulos dos alimentos

O rótulo nada mais é que um guia que nos mostra tudo o que está presente dentro daquela embalagem. Como consequência, nos ajudando a fazer escolhas melhores e mais saudáveis.

Dessa forma, ao olhar um rótulo, você encontrará informações como a quantidade de nutrientes, calorias, ingredientes, carboidratos, proteínas, gorduras e muito mais.

Abaixo, vamos explicar cada uma das informações que podem ser encontrada s nos rótulos dos alimentos:

Tabela nutricional

Um dos pontos mais importantes a ser observado em um rótulo é a tabela nutricional. Uma vez que, é nela que encontramos informações como quantidade de calorias, gorduras, carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas e minerais presentes no produto.

Sendo essas informações que nos permitem ter uma noção do valor nutritivo e das quantidades consumidas. Por isso é importante atentar-se nos valores das:

1. Porção

Indica a quantidade média ideal a ser consumida, diariamente, daquele alimento por um adulto saudável. Nesse sentido, a porção pode vir descrita em gramas ou unidades na parte traseira do rótulo do alimento.

2. Calorias

Nesse campo é mostrado a quantidade de energia que será proporcionada ao organismo. Assim, o rótulo ela é descrita pelos seguintes termos: quilocalorias (Kcal) e quilojoules (Kj), tendo um consumo recomendado de 2.000 Kcal diários.

3. Carboidratos

São as principais fontes de energia para o corpo e sua falta pode causar fadiga, irritabilidade e sintomas depressivos, tendo um consumo ideal, diário, de 300g em uma dieta saudável.

Leia mais sobre em: A importância dos carboidratos para a alimentação

4. Proteínas

Nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do organismo, como pele, cabelos, unhas, músculos, tecidos e hormônios e realizar o transporte do oxigênio pelo nosso corpo. Por isso, tem a indicação de consumir, diariamente, 75g de proteínas.

5. Gorduras trans

Essa é, sem dúvidas, a informação mais importante para se ter cuidado ao ler os rótulos. Pois ela é encontrada, somente, em alimentos industrializados e o seu consumo deve ser moderado, uma vez que ele pode ser responsável pelo desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Ingredientes

Além da tabela nutricional, é essencial analisar os ingredientes presentes no alimento.

Muitas vezes, nos deparamos com produtos que possuem uma infinidade de ingredientes desconhecidos e difíceis de pronunciar. Por isso, uma boa prática é optar por alimentos que tenham uma lista mais curta, com ingredientes naturais e saudáveis.

Outro fator importante a ser considerado é a ordem dos ingredientes na lista. Já que, os ingredientes são listados em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está presente em maior quantidade. Portanto, se um determinado alimento tem açúcar como primeiro ingrediente, isso significa que ele possui uma quantidade considerável desse componente e pode não ser uma opção muito saudável.

Dessa forma, se você busca uma alimentação saudável, é imprescindível estar atento às informações descritas nos rótulos dos alimentos. Lembre-se de que os rótulos são verdadeiros aliados na busca por uma vida mais saudável e equilibrada.

Por fim, tenha sempre em mente que uma alimentação saudável é baseada em um equilíbrio de nutrientes e ingredientes naturais.

Esperamos que você tenha gostado deste post sobre os rótulos dos alimentos!

Agora que você já sabe tudo sobre rótulos, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.

Não deixe de nos acompanhar e compartilhar com seus amigos!

Até a próxima!

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás