Categorias: Saúde

Gastronomia hospitalar: conheça o conceito

A comida oferecida nos hospitais normalmente é relacionada à falta de tempero e a não despertar o apetite por causa da aparência. O grande problema disso é que muitos pacientes acabam desenvolvendo desnutrição, que aumenta o tempo e custo da internação, e também o índice de mortalidade. Mas novos conceitos, como a gastronomia hospitalar, estão surgindo para mudar isso com uma nova filosofia e forma de preparar e entregar as refeições.

A gastronomia hospitalar é uma forma de aliar a tradicional gastronomia à dieta que foi prescrita ao paciente, tornando as refeições muito mais saborosas e despertando o apetite. E já que em fases de recuperação de pacientes a alimentação é uma ferramenta essencial para a melhora do quadro clínico, é mais fácil estimular as pessoas a comerem um prato bem apresentado e saboroso, que não causa aversão, do que os normalmente oferecidos. Assim o tratamento fica mais fácil.

E esse conceito só é possível por causa da união de profissionais de gastronomia e nutrição com um único objetivo: despertar o prazer por meio da alimentação ao mesmo tempo em que todos os nutrientes necessários são ingeridos. Além disso, ela é mais acolhedora e humana, já que há um cuidado na hora da entrega ao paciente.

Dito isso, vemos que a gastronomia hospitalar é uma poderosa aliada no processo de recuperação. Seus benefícios são enormes para o paciente e para o hospital. Entregar o melhor faz a instituição ser bem vista e até mesmo se tornar um exemplo.

Para o paciente, é uma forma mais fácil de enfrentar o momento. Se alimentando com refeições nutritivas e saborosas, sua recuperação vai acelerar, a chance de desenvolver desnutrição diminuem e o desperdício de alimentos também será menor.

Vários hospitais já estão implementando a gastronomia hospitalar. Um dos meios de você também fazer isso e oferecer o melhor aos seus pacientes é contratando uma empresa especialista e terceirizando o serviço.

Risotolândia

Posts Recentes

O paciente no centro: como tornar a alimentação prazerosa?

O processo de alimentação é um dos mais importantes e indispensáveis na rotina do ser…

1 semana atrás

Vale a pena investir na alimentação coletiva? Saiba mais sobre o custo-benefício.

Nas empresas e hospitais, a alimentação coletiva é uma realidade. Além de proporcionar mais praticidade…

2 semanas atrás

Alimentação saudável é aliada do sistema imunológico

Manter hábitos saudáveis e priorizar uma dieta equilibrada são requisitos básicos quando se deseja mais…

3 semanas atrás

Por que é importante investir em alimentação balanceada nos refeitórios empresariais?

Você que é gestor de empresa certamente já se perguntou sobre os melhores métodos para…

4 semanas atrás

Alimentação consciente: como combater o desperdício?

O desperdício de alimentos é uma preocupação de toda a sociedade. Além de envolver questões…

1 mês atrás

O papel do nutricionista na alimentação hospitalar

A rotina de um hospital envolve equipes multidisciplinares, que atuam em consonância com um único…

1 mês atrás