Importância de desenvolver a inteligência emocional no trabalho
A inteligência emocional no trabalho é um assunto que vem ganhando cada vez mais força no mundo corporativo, e com razão. Afinal, essa é uma característica importante tanto para o lado profissional, quanto para o pessoal.
Saber como trabalhar melhor as emoções e possuir um bom nível de autoconhecimento sem dúvidas é um ponto muito positivo para todos os profissionais que desejam ter sucesso em suas carreiras.
A seguir iremos abordar esse tema e dar algumas dicas de como melhorar a sua inteligência emocional. Confira!
Inteligência emocional no trabalho
Antes de ser importante para o trabalho, a inteligência emocional é muito relevante para o dia a dia de todos e principalmente no relacionamento com outras pessoas. Consequentemente ela atinge o ambiente profissional e se bem trabalhada ainda pode ser um ponto forte para o indivíduo.
Para os líderes, por exemplo, essa é uma característica fundamental para realizar a gestão de equipe e tomar decisões importantes. Aliada à empatia, podem formar uma dupla perfeita para os gestores de sucesso.
Mesmo para os que não possuem os cargos de gestão, as duas características também são relevantes, principalmente no que diz respeito ao planejamento de carreira e aproveitamento de oportunidades que possam surgir dentro da empresa.
Todos sabemos que a rotina empresarial é cansativa, que cobra caro por erros e que existe uma pressão constante por resultados, mas enxergar apenas o lado negativo pode ser um péssimo negócio.
Apesar das cobranças e obrigações, o ambiente de trabalho precisa ser leve e o profissional precisa aprender a lidar com diversos tipos de situações, sejam elas negativas e até mesmo positivas.
Um erro não condena um colaborador, assim como um acerto não faz dele alguém superior aos demais. Saber se portar e se relacionar nessas situações têm muita ligação com a inteligência emocional.
O comportamento no dia a dia influencia diretamente na produtividade e nas chances de sucesso dentro da empresa. E essas são questões de grande importância para todo profissional, não é mesmo?
Separamos algumas dicas para melhorar a sua inteligência emocional no trabalho e a da sua equipe também. Veja a seguir.
Como trabalhar a inteligência emocional nas empresas
Além das emoções em si, outros pontos, como a motivação, capacidade de liderança, humor, saúde e autoconhecimento, podem se juntar a essa lista de fatores essenciais para o ambiente de trabalho.
Separamos algumas dicas simples para serem aplicadas no dia a dia que podem trazer benefícios em algumas ou até em todas essas áreas.
A primeira delas é sobre a alimentação. As refeições possuem um impacto em todo o corpo e na mente não seria diferente. Muitos nutrientes podem estimular o nosso cérebro a melhorar suas capacidades e consequentemente ajudar a trabalhar e controlar melhor as emoções.
Temos um ebook que explica melhor o assunto. Clique aqui e faça o download do material “Inteligência emocional e alimentação”.
Estimular que os colaboradores pratiquem alguma atividade física ou mesmo que tenham um momento de relaxamento ao longo do dia de trabalho também pode ser uma ótima opção.
O cuidado com o corpo e com a saúde andam lado a lado com o controle das emoções e o desempenho no trabalho.
Nossa última dica talvez seja a mais importante para as empresas e sempre merece bastante atenção. Estamos falando de oferecer um ambiente de trabalho ideal para os profissionais.
Um ambiente alegre, positivo e completo é um dos principais pontos para que um empresa tenha sucesso. Afinal, os colaboradores passam grande parte do dia ali e um espaço que transmite negatividade certamente não ajudará em nada.
Algumas empresas possuem até espaços de divertimento para os funcionários aproveitarem durante as pausas. Mas independente de como for, a ideia é que todos se sintam parte da empresa e que recebam todas as condições necessárias para trabalhar da melhor forma possível.
Quer conferir outros conteúdos relevantes sobre trabalho, produtividade e gestão? Acesse o nosso blog e confira!