Categorias: Saúde

Nutrição hospitalar: cuidados necessários com a alimentação dos pacientes

A nutrição hospitalar possui um papel de grande importância dentro das instituições de saúde. Em grande parte dos tratamentos, ela é mais um recurso que visa melhorar o quadro do paciente.

Não restam dúvidas de que a alimentação hospitalar é um pilar fundamental para a recuperação de qualquer paciente. Com o desenvolvimento dessa área nas instituições de saúde e o apoio de empresas especializadas no assunto, as dietas têm sido cada vez mais variadas e consequentemente os resultados cada vez melhores.

No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco sobre a rotina da nutrição hospitalar e os cuidados necessários para o desenvolvimento deste trabalho.

Influência da nutrição hospitalar na recuperação dos pacientes

O papel do nutricionista dentro dos hospitais é de extrema relevância, afinal ele é o responsável por fazer com que os pacientes tenham todos os nutrientes necessários no organismo.

Na prática isso significa que eles irão ingerir os alimentos necessários para auxiliar nas demandas necessárias no momento. Entre os principais pontos onde este profissional atua está a diminuição dos riscos de infecção, auxiliar nos processos de cicatrização e, claro, de evitar que o organismo fique sem os nutrientes que precisa.

Cada caso é bastante específico e o trabalho do nutricionista é identificar essas necessidades de acordo com o quadro médico de cada paciente. Enquanto alguns precisam de um alto valor calórico na dieta, outros precisam de uma dieta líquida.

Por essa grande variação de quadros médicos e necessidades, é tão importante contar com uma empresa especializada no assunto, como a Risotolândia.

Atuando em conjunto com a equipe do hospital, desenvolvemos cardápios específicos para cada situação. Sempre prezando pela qualidade e procedência dos alimentos.

Além disso, também investimos em outros aspectos da nutrição hospitalar, como a gastronomia hospitalar, por exemplo. O período de tratamento e internação geralmente é uma fase difícil, que muitas vezes também tira o apetite dos pacientes. Com o uso da gastronomia a intenção é tornar as comidas além de saborosas, mais bonitas e criar uma apresentação que chame a atenção do paciente.

Todos os aspectos relacionados à alimentação merecem a atenção devida e sempre sendo pensados para o bem-estar do paciente.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços de alimentação hospitalar e como ele pode contribuir com as instituições de saúde.

Risotolândia

Posts Recentes