A nutrição hospitalar no tratamento de pacientes

A nutrição hospitalar tem um papel muito importante nos tratamentos médicos, e como já falamos em outros artigos, pode auxiliar inclusive na aceleração dos processos de recuperação.

Conhecer bem a necessidade de cada paciente, as consequências da doença e o quadro atual são pontos fundamentais no desenvolvimento de um plano alimentar que possa contribuir na reabilitação.

Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre a nutrição em hospitais e a sua contribuição na vida dos pacientes.

Papel dos nutricionistas na recuperação de doenças

Uma alimentação balanceada e saudável sem dúvidas pode contribuir na prevenção de doenças. Já refeições que não possuam boas quantidades dos nutrientes necessários para o correto funcionamento do corpo podem até mesmo ocasioná-las.

Pensando assim, o papel dos nutricionistas é fundamental para todas as pessoas, já que se alimentar corretamente só tende a trazer benefícios.

Em caso de doenças, a função deles ganha ainda mais força, pois um plano alimentar bem desenvolvido pode conter o avanço de enfermidades, acelerar a recuperação em cirurgias e trabalhar em conjunto com os medicamentos para estabilizar o quadro de saúde de um paciente.

É bem importante ressaltar que a criação de um cardápio irá variar para cada doença, cada pessoa, cada necessidade e até quais medicamentos estão sendo utilizados, pois um alimento pode cortar o efeito dele, por exemplo.

Além disso, muitas doenças podem mudar rapidamente o quadro de saúde de um paciente e, em conjunto com o médico, é papel do nutricionista estar preparado para alterar o tipo de dieta prescrita.

Sempre é melhor trabalhar na prevenção do que na recuperação, mas nas duas fases a ajuda de um profissional de nutrição e o comprometimento do indivíduo em seguir o plano desenvolvido pode trazer resultados positivos para a saúde.

Nutrição hospitalar na recuperação de pacientes

A nutrição sem dúvidas é muito importante para que pessoas saudáveis se mantenham dessa forma, então para aqueles que estão em recuperação nos hospitais nem se fala, não é mesmo?

Como apresentamos no tópico anterior, se alimentar bem é essencial para o processo de recuperação e o mais importante é que isso seja algo natural.

A reabilitação precisa ser leve e é papel dos hospitais fornecer os serviços nutricionais corretos e, principalmente, alimentação de qualidade para os pacientes.

A má fama em relação às refeições de instituições de saúde é uma imagem que precisa ser combatida. Hoje em dia esses locais podem contar com o apoio de especialistas para oferecer as melhores refeições de acordo com a necessidade de cada um e de cada tratamento.

Trabalhar o sabor é o básico, mas a questão visual, o aroma, a qualidade dos alimentos e a variedade no cardápio também são importantes e podem estimular ainda mais a recuperação do paciente.

Para contribuir nesses aspectos, os hospitais podem contar com a Risotolândia Saúde, que é especialista em refeições coletivas e tem uma equipe completa de nutricionistas que podem oferecer as melhores soluções para vários tipos de tratamentos e necessidades.

O comprometimento com a segurança alimentar e a procedência dos alimentos também é importante para fortalecer a imunidade e otimizar o período de internamento.

Quer saber mais sobre esse trabalho e como já funciona em várias instituições de saúde? Acesse o nosso site e descubra!

Compartilhar