Principais tendências de RH para 2020

Os profissionais de RH aprenderam e se adaptaram às diversas mudanças que aconteceram em sua área na última década. Agora, de 2020 para frente, não vai ser diferente. Já há várias tendências surgindo, cumprindo a previsão de que o cenário vai continuar mudando e cada vez mais rapidamente. Por isso, quem trabalha na área deve ficar atento ao que está por vir. Para ajudar você, separamos as principais tendências de RH para 2020 . Confira!

Bem-estar do colaborador

Uma das tendências de RH para 2020 mais abrangentes e principais é o bem-estar do colaborador, tanto físico quanto emocional, que tem consequências na produtividade e até mesmo nos resultados de sua empresa. A segurança psicológica é fundamental e um ambiente seguro, que permita cada um deles ser quem são, sem medo algum, é um começo.

Depois, é preciso pensar nos detalhes no dia a dia dos colaboradores na sua empresa. Um ponto de grande atenção é com relação à alimentação: são oferecidos pratos balanceados, que tragam benefícios à saúde? Por exemplo: empresas como a Risotolândia, fornecem refeições coletivas balanceadas, nutritivas e saborosas, com orientação de nutricionistas, que, além de fazer bem, também contribuem para a produtividade do colaborador.

Diversidade e igualdade

Quando uma equipe é formada com igualdade de gêneros e pessoas das mais diversas etnias, a moral dos colaboradores aumenta e a troca de experiência fica mais enriquecedora. Mas para tudo funcionar, a liderança deve ser inclusiva, já que ela tem papel indispensável no crescimento da empresa. Líderes preparados são sinônimos de uma empresa forte.

E tudo isso leva para a questão da produtividade, outra importante tendência que não teve muito foco nos últimos anos.

Produtividade e People Analytics

Na década de 20, a produtividade ganha foco como forte aliada ao People Analytics, uma ferramenta que ajuda a analisar dados para fazer a gestão de pessoas. Com ela, o profissional de RH toma decisões mais precisas, diminuindo os erros e aproveitando melhor os profissionais. Isso está diretamente relacionado a produtividade: é muito mais fácil trabalhar as pessoas que já estão na empresa do que contratar novas, já que o ciclo de aprendizagem é muito maior e demanda ensinamento. O tempo usado para ensinar é um tempo que poderia ser usado para alavancar a produtividade. Isso, junto com as novas formas de fazer planos de carreira, ajudam a reter talentos.

Planos de carreira

Você lembra do tradicional modelo Y, em que o profissional podia escolher entre seguir para um cargo gerencial ou ser especialista em uma área? Ele será substituído pelo modelo em W, onde o foco muda de escolher se quer seguir carreira técnica ou de gestão para uma abordagem em que o conhecimento técnico é aliado à coordenação de pessoas. Ou, ainda, o foco em gestão de pessoas com trabalhos operacionais. Isso significa que uma escolha não precisa excluir a outra, o que tende a ajudar também na retenção dos talentos. Afinal, há muitos casos em que o colaborador descobre um potencial que nem sabia que possuía.

Tendências de RH para 2020: gamificação

Novas formas de aprendizagem também são pauta, principalmente as relacionadas à gamificação, já que as novas gerações estão hiperconectadas com o mundo digital. É uma tendência transformar o desenvolvimento de pessoas e o aprendizado com inovação, criatividade, interação e competição. Além de chamar mais a atenção do colaborador, ajuda a aumentar o engajamento dele com a empresa.Pensar em como adaptar isso ao fluxo de trabalho é um desafio, mas que pode fazer a diferença neste ano.

Com todas essas discussões sobre o futuro, o RH ganha um importante papel junto à empresa, cada vez mais. Por isso, é importante estar atento às tendências de RH para 2020 e também às que estão por vir. É um desafio implementar, mas os benefícios virão e você vai ficar à frente no mercado. Conheça também nosso e-book sobre motivar colaboradores de alta performance.

Compartilhar